/ Notícias / Saúde na fronteira entre Brasil e Uruguai é tema de dissertação na UCPel
Saúde na fronteira entre Brasil e Uruguai é tema de dissertação na UCPel
O panorama de cooperação da saúde em seis cidades gêmeas localizadas no Brasil e no Uruguai é a temática da dissertação de Carla Gabriela Bontempo, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Com o trabalho intitulado A Cooperação em saúde nas cidades gêmeas do Brasil e Uruguai: os caminhos institucionais e os arranjos locais (2003-2011), Carla pretende identificar e mostrar como se articulam os Comitês de Saúde e outros espaços de diálogos existentes nessas localidades.

A mestranda conta que o trabalho nasceu para mapear como ocorrem e se ocorrem sistemas de cooperação na área da saúde entre os municípios brasileiros e uruguaios Aceguá/Aceguá, Barra do Quaraí/Bella Unión e Chuí/Chuy. “Quis mostrar se nessas localidades existiam sistemas de saúde, se não existiam, porque isso ocorria, como as pessoas recorriam ao atendimento médico”, explica.

Conforme Carla, com a pesquisa, pode-se perceber que, embora nesses territórios existam elementos que facilitem a interação, há muita dificuldade para que ocorra intercâmbio de serviços. Outra problemática apontada pelo trabalho é a não operacionalização na prática de acordos celebrados, seja por conta da burocracia, seja por conta de pressões de entidades de classe.

A mestranda ainda cita como exemplo das dificuldades enfrentadas pelos municípios, que apenas no ano de 2011 ocorreu o primeiro convênio brasileiro com outro país, visando repassar verbas de atendimento em serviços de saúde prestados aos brasileiros. “Esse convênio repassa verba brasileira ao hospital de Bella Unión devido ao atendimento de urgência e emergência prestado aos brasileiros de Barra do Quaraí. Entretanto, outros procedimentos, como partos, continuam sendo atendidos pelo hospital uruguaio gratuitamente”, comenta.

Os interessados em conhecer mais sobre o assunto podem comparecer na defesa do trabalho que ocorrerá no dia 20 de fevereiro, às 9h, na sala 425 - Prédio C, no Campus I da UCPel. Presidirá a banca a professora Dra. Vera Maria Ribeiro Nogueira (UCPel). O grupo avaliador também contará com a presença das professoras Dra. Raquel Sparemberger (UCPel) e a Dra. Lorena Almeida Gill, professora associada ao Departamento de História e Sociologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).