/ Notícias / Saúde mental no trabalho é assunto de palestra no 2º NEPEn
Saúde mental no trabalho é assunto de palestra no 2º NEPEn
21.08.2015 | 15:17 | #enfermagem
Saúde mental no trabalho é assunto de palestra no 2º NEPEn
Cuidando do Cuidador: A Saúde Mental das Equipes de Enfermagem. Essa foi a tônica da palestra ministrada pelo enfermeiro e professor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Alessandro Marques dos Santos, na tarde de quarta-feira (19). A atividade ocorreu durante o 2º Simpósio Internacional do Núcleo de Estudos em Práticas de Saúde e Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (NEPEn/UFPel), realizado simultaneamente ao 2º Simpósio Internacional da Pós-Graduação em Enfermagem, ao 2º Encontro Integrado de Enfermagem e ao 1º Encontro de Enfermagem do Mercosul. O simpósio, que contou com o apoio da UCPel, ocorreu do dia 17 até o dia 20, no Campus I.

Em sua palestra, o professor citou algumas causas, sintomas e consequências do cansaço físico e mental que acomete os integrantes das equipes de enfermagem. Com a experiência de quem trabalha há 13 anos no ambiente hospitalar, Marques dos Santos disse que cuidar do ser humano é uma atividade que gera estresse a quem está cuidando. O cotidiano dos profissionais de setores como centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva (UTI’s), por exemplo, é ainda mais desgastante. “O que acontece é que, com a pressão do dia a dia, esse profissional pode adoecer e até ter um transtorno mental por conta disso”, comentou.

Como dicas para que esse quadro seja evitado, o professor falou sobre a importância de um bom relacionamento entre os diferentes membros da equipe – médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas etc – e de uma detecção precoce do problema pelas próprias instituições. “É fundamental que os gestores consigam enxergar isso antes que a situação piore”.

O evento
Sob o tema Aspectos Subjetivos no Processo de Trabalho em Saúde, o simpósio contou com a participação da coordenadora do curso de Enfermagem da UCPel, Luciene Primo, e das professoras Isabel Arriera e Cristiane Moraes, além de uma equipe de alunos da graduação em sua comissão organizadora.