/ Notícias / Saúde e Comportamento ministra aula inaugural na UFRGS
Saúde e Comportamento ministra aula inaugural na UFRGS
02.08.2012 | 09:34 | #institucional
Saúde e Comportamento ministra aula inaugural na UFRGS

Nesta sexta-feira (03), o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) representará a Instituição na capital do estado. Seis professores que compõem o grupo foram convidados a ministrar a aula inaugural dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas/Psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O convite para o Programa da UCPel surgiu a partir do grande número de estudos e pesquisas realizados por seus integrantes – alunos de graduação, pós-graduação e professores da Universidade. Segundo o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, professor Ricardo Pinheiro, a oportunidade de ministrar o evento da UFRGS é um reconhecimento ao trabalho do grupo. “Isso é o resultado do elevado nível dos estudos aqui realizados e a repercussão internacional da produção científica fundamentada nos estudos coordenados pelos pesquisadores da UCPel nos últimos anos”, afirmou.

Os estudos realizados pelo PPGSC são, principalmente, sobre temas ligados a transtornos do humor no ciclo gravídico puerperal e na adolescência. As pesquisas produzidas pelo Programa têm reconhecimento internacional e frequentemente seus integrantes apresentam seus estudos em encontros ao redor do mundo. O exemplo mais recente é a participação dos professores Luciano Souza e Ricardo Silva no Encontro Internacional da Sociedade de Pesquisa em Psicoterapia, que ocorreu em junho deste ano, nos Estados Unidos.

Além de Souza e Silva, ministrarão a aula os professores Ricardo Tavares Pinheiro, Jean Pierre Oses, Karen Jansen e Luciana Ávila. O tema dirigido por eles será “Estudos de coorte: Fatores epidemiológicos e psicobiológicos dos transtornos de humor”. O encontro, que começa às 8h30min, ocorre no Pavilhão Mario Rigatto, da Faculdade de Medicina da UFRGS, em Porto Alegre.