/ Notícias / Saúde e Comportamento é contemplado em editais do CNPq
Saúde e Comportamento é contemplado em editais do CNPq
O Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) teve três projetos contemplados em editais do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Obesidade, estresse pós-traumático e psicoterapia para depressão são as áreas de pesquisa que serão beneficiadas pelo órgão federal, que direcionará, no total, R$ 57,6 mil.

Dois projetos foram aprovados pelo Edital Universal 14/2013. Compreendendo a Obesidade: a relação entre o nível de atividade física e a competência motora na infância, da bolsista de pós-doutorado Barbara Coiro Spessato, foi contemplado com R$ 16 mil. No mesmo edital, o projeto Compreensão Psicológica e Biológica do Transtorno de Estresse Pós-Traumático, do coordenador do PPGSC, professor Luciano Dias de Mattos Souza, receberá R$ 20 mil.

Pelo Edital 43/2013 de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, foi contemplado o projeto Processo Terapêutico, Fatores Psicossociais e Biológicos em Dois Modelos de Psicoterapia para Depressão, do professor Ricardo Azevedo da Silva. O valor concedido será de R$ 21.620,00.

O coordenador, professor Luciano Souza, destaca que estes recursos serão de vital importância para o prosseguimento de relevantes estudos já existentes. Ao mesmo tempo, a verba colaborará especialmente para impulsionar as pesquisas do Programa em relação à obesidade e atividades físicas na infância, com o projeto da pós-doutoranda.