/ Notícias / Satomed, startup incubada da Ciemsul/UCPel cria dispositivos médicos 3D
Satomed, startup incubada da Ciemsul/UCPel cria dispositivos médicos 3D
25.08.2023 | 11:53 | #edr #ciemsul
Satomed, startup incubada da Ciemsul/UCPel cria dispositivos médicos 3D

A Satomed, desenvolvedora de dispositivos e simuladores médicos em impressão 3D, é uma das startups incubadas do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul da Universidade Católica de Pelotas (Ciemsul/UCPel). Em seu principal projeto, foi produzido um videolaringoscópio de baixo custo, aparelho médico para a visualização das vias aéreas em tempo real.

A ideia surgiu durante a pandemia, o alto custo do aparelho tornava praticamente inviável a sua aquisição. Para suprir esta necessidade, o equipamento, desenvolvido em manufatura aditiva, ou seja, criado a partir de um modelo virtual, promete ser mais acessível para profissionais da saúde.

Atualmente, o projeto está em fase de validação no Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP) por uma equipe médica que identifica a usabilidade do aparelho e captar experiências.

A Ciemsul atua como aceleradora no processo, auxiliando com mentorias, orientação e acompanhamentos na parte empreendedora do projeto.

Confira o vídeo abaixo para conhecer mais:

Redação: Lucia Ippolito