São Lourenço do Sul foi o primeiro município da região sul a aderir ao Projeto Jovem Empreendedor. Desenvolvido em parceria entre Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o Instituto Manager, a iniciativa visa formar novos jovens empreendedores.
Responsável pelo projeto que terá a UCPel como base das atividades na região, o coordenador dos cursos de Administração e Gestão da UCPel, professor Rafael Damé, explica que o Programa Jovem Empreendedor terá a duração de 12 meses, com encontros no turno inverso ao da escola.
Trativas com as Secretarias de Educação de Pelotas e Canguçu também estão ocorrendo, informa Damé. O Projeto Jovem Empreendedor é reconhecido como o maior da América Latina. Além da UCPel, tem parceria com outras universidades, como PUCRS, UPF e Unisinos.
Desenvolvido pelo Instituto Manager, UCPel em parceria com o Google e XP Investimentos, o projeto tem como objetivo mostrar novas realidades e proporcionar um ensino transformador na vida do aluno e suas famílias. Através dele, jovens têm a chance de escolher a área de profissão desejada, criar o seu próprio negócio e conquistar uma vaga qualificada no mercado de trabalho, sendo no futuro um diferencial no município.
A meta do Instituto Manager e UCPel para 2022 é implementar o programa em 60% das cidades da região localizadas em torno de Pelotas. Prefeituras e entidades interessadas em integrar a iniciativa podem procurar o professor Rafael Damé para mais informações através do e-mail rafael.andretti@ucpel.edu.br.