/ Notícias / Salto qualitativo está na pauta das mudanças na UCPel para 2009
Salto qualitativo está na pauta das mudanças na UCPel para 2009
14.11.2008 | 00:00
Salto qualitativo está na pauta das mudanças na UCPel para 2009
Uma revisão curricular que vai além da simples mudança de disciplinas. Assim pretende ser o processo que a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) coloca em prática a partir do primeiro semestre letivo de 2009. As alterações, que incluem a criação de atividades extra-curriculares, bolsas de extensão, projetos de pesquisa em âmbito nacional e internacional e preços fixos nas mensalidades das diferentes graduações, foram anunciadas pelo reitor Alencar Mello Proença, na quarta-feira (12).

De acordo com Proença, a proposta é executar uma série de ações de ensino-aprendizagem, com foco num melhor desenvolvimento da formação acadêmica. “Pretendemos produzir um salto qualitativo na formação de nossos alunos”, disse. Uma destas ações diz respeito às atividades extra-curriculares, agora, em sua maioria, comuns a todos os cursos. Áreas como música, cinema, literatura, raciocínio lógico, língua estrangeira e outros temas atuais serão contemplados.

No caso das bolsas de extensão, a proposta é remunerar os estudantes que aderirem aos projetos comunitários da Católica, a exemplo das ações de inclusão social. Antes, estes trabalhos eram realizados de forma voluntária. Serviços já oferecidos à população também serão aperfeiçoados nesta nova fase.

Com isso, além de disponibilizar experiência profissional aos estudantes antes mesmo da graduação, projetos como a Clínica Psicológica, a TV UCPel, o Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura (EMEA), o Laboratório Escola de Análises Clínicas (Leac), a Assistência Judiciária, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS Escola), os ambulatórios de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, a Agência Experimental de Publicidade (Agente), os projetos de Jornalismo Aplicado e Comunitário, o Laboratório de Resistência de Materiais, o Escritório Técnico de Perícias Ambientais, o Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa), o Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) e Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (CIEMSUL), a Empresa Júnior, a Escola Nossa Senhora da Luz e a Casa da Criança São Luiz Gonzaga terão seu funcionamento ampliado à comunidade. São ações como estas que reafirmam o compromisso da UCPel tanto com o progresso acadêmico e científico quanto com o desenvolvimento regional.

A outra mudança anunciada pela reitoria da Católica refere-se aos valores das graduações. A partir do próximo ano, alunos novos pagarão parcelas fixas durante todo o decorrer do curso. “Não são valores apenas para a primeira parcela ou somente para o primeiro semestre. Os únicos reajustes nos preços serão feitos anualmente, apenas pelos índices autorizados pela legislação federal, que a Católica sempre cumpriu rigorosamente”, explicou Proença.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?