/ Notícias / Salão Universitário refletirá sobre o tripé básico da educação superior
Salão Universitário refletirá sobre o tripé básico da educação superior
09.09.2013 | 11:00 | #institucional
Salão Universitário refletirá sobre o tripé básico da educação superior
Com a presença confirmada da educadora Maria Isabel da Cunha, a terceira edição do Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) possibilitará uma ampla discussão sobre a importância da reflexão crítica e social no processo de formação acadêmica. Maria Isabel é egressa da UCPel e atualmente atua como professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). As inscrições para o evento estão abertas e vão até o dia 13 de setembro.

Além de possibilitar a socialização do conhecimento científico, com a promoção do acompanhamento dos trabalhos desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior, o Salão Universitário viabilizará a oportunidade de reflexão conjunta sobre o papel da universidade nos âmbitos de ensino, pesquisa e extensão.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 1988, Maria Isabel graduou-se em Ciências Sociais pela UCPel duas décadas antes. Professora aposentada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), esteve à frente da Pró-Reitora de Graduação desta instituição de 1989 a 1992.

Durante 15 anos a docente atuou como supervisora pedagógica da antiga Escola Técnica Federal de Pelotas – hoje, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IF-Sul). O longo currículo da pesquisadora envolve, ainda, a atuação como membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e a participação grupo de discussão que propôs a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Seguindo por este amplo campo de atuação profissional, seus projetos de pesquisa estão voltados à formação de professores, pedagogia universitária e avaliação institucional.

A conversa com a professora Maria Isabel está marcada para o dia 23 de outubro, às 10h, no Auditório Dom Antônio Zattera – Campus I da UCPel.

O Salão Universitário congrega o  22º Congresso de Iniciação Científica, a 12ª Mostra de Pós-Graduação e o 5º Congresso de Extensão. Na edição de 2013, estão sendo oferecidos, ainda, seis minicursos: Barreiras cognitivas e mundos virtuais; Redes Sociais e Educação; Conhecendo o Moodle 2.0; Plataforma Brasil; Currículo Lattes e Google Drive: Ferramentas de edição online.

Detalhes quanto ao investimento, regulamento e inscrição em qualquer uma das modalidades podem ser obtidos acessando o site do evento.