A grande novidade do Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ficou a cargo da primeira mostra de Iniciação Científica e Extensão voltada para estudantes do ensino fundamental e médio. Seis trabalhos, apresentados na tarde desta terça-feira (25), mostraram a diversidade e a qualidade dos temas pesquisados, que trataram de assuntos voltados para a área da saúde, qualidade de vida, motivação e metodologia de ensino. (Clique na imagem acima para ver a galeria de fotos).
Para vários dos estudantes que integraram a atividade foi a primeira vez que suas pesquisas ganharam espaço fora do âmbito escolar. Mas mesmo em um novo ambiente, os seis participantes demonstraram conhecimento, desenvoltura e segurança no momento de apresentação dos resultados. Para o aluno do nono ano da Escola São Francisco de Assis, Felipe Murillo, foi uma experiência única que servirá de exemplo para futuras apresentações. “Esse momento vai ficar marcado para a minha vida, pois foi a primeira vez que apresentei um trabalho fora do colégio”, conta.
A estudante do ensino médio do Colégio Franciscano Espírito Santo, Laura Moreno, avaliou e experiência de participar do salão como nova e desafiadora. “Para participar desse evento tivemos alguns meses de preparação, mas gostei muito”, avaliou a estudante da cidade de Bagé.
De acordo com a pró-reitora Acadêmica, professora Patrícia Haertel Giusti, a ideia de abrir espaço no Salão Universitário para colégios católicos teve como principal objetivo o fortalecimento de instituições que comungam de um mesmo caminho. “A intenção da Universidade é incorporar de forma permanente esta mostra dentro da programação do Salão Universitário”, informou, e aproveitou a oportunidade para pedir aos representantes de escolas que se organizem para participar da mostra em 2017.
Trabalhos apresentados
A importância da alimentação e da atividade física para se ter uma vida saudável foi o tema do trabalho apresentado pelo estudante da escola de ensino fundamental São Francisco de Assis, Rodrigo Chaves Curi. Dicas de baixo consumo de sódio, de frituras e carnes gordurosas, por exemplo, foram transmitidas. A recomendação no aumento da ingestão de água, frutas e verduras também foram passadas para a comunidade de sua escola.
O também estudante do ensino fundamental da escola São Francisco de Assis, Caetano dos Santos, construiu uma maquete com a representação do sistema digestório. Materiais como isopor, garrafa plástica e tábua, por exemplo, foram utilizadas pelo aluno, que também explicou o funcionamento de cada parte do sistema. A importância de se disponibilizar nutrientes para o bom trabalho dessas células foi outro tópico comentado pelo jovem.
Felipe Murillo, da escola São Francisco de Assis, mostrou o funcionamento do sistema respiratório e o caminho percorrido pelo oxigênio no corpo humano. Uma maquete com a demonstração das circulações sistêmica e pulmonar foi criada pelo estudante, que destacou a importância da qualidade do ar para que todo o processo ocorra da forma esperada.
O estudante do terceiro ano do colégio Franciscano Espírito Santo, da cidade de Bagé, Luiz Sonaglio, apresentou trabalho sobre motivação no ensino médio. Uma pesquisa realizada com 199 alunos mostrou que a principal motivação para estudar está associada ao futuro profissional, seguido por situação financeira e aprovação na escola/universidade.
O tema voluntariado para incentivar os avanços da medicina experimental foi o escolhido pela aluna do ensino médio ano do colégio Franciscano Espírito Santo, Laura Moreno. O artigo realizou pesquisa com 198 alunos do ensino médio, e foi dividido em duas etapas: a primeira, com uma pergunta sobre a aceitação para o voluntário em testes de novos tratamentos; e a segunda repetindo a mesma pergunta acrescida de esclarecimento sobre os riscos dessa participação. Os resultados do estudo mostraram a rejeição à participação alta (84%), quando não acompanhada de explicações, e um aumento de 31 por cento na aceitação quando foram explicados os riscos dessa participação. “O acrescimento de informação foi importante nesse caso para a quebra no preconceito existente”, avaliou
A aluna do nono ano do colégio La Salle Pelotas, Luiza Martin, apresentou resultados de um seminário intitulado ‘Polêmica e Dialética’. A ação, feita com o objetivo de qualificar a argumentação crítica dos estudantes, foi proposta pela disciplina de componente de educação religiosa. O papel do professor descentralizado no Seminário, possibilitando aos alunos escolherem os temas e as formas de apresentação dos assuntos foi o diferencial do projeto. Assuntos como legalização do aborto, feminismo, legalização de drogas, por exemplo, foram debatidas pelo grupo de 40 alunos.
Avaliação do desempenho
Os dois professores da UCPel responsáveis por avaliar os seis trabalhos, Samuel Ongaratto e Rosane Feijó, ficaram surpresos com a preparação dos apresentadores e qualidade dos trabalhos apresentados.
Quando foi escolhida como avaliadora, a professora logo ficou curiosa para saber como esses estudantes iriam se sair em um ambiente externo ao colégio. “Fiquei encantada com as apresentações que considero de nível universitário”, avaliou. Rosane destaca a postura dos alunos e conhecimento teórico como os pontos mais positivos.
Já para o professor Samuel ficou surpreso com o nível de maturidade e confiança dos estudantes em frente a uma sala lotada. “A escolhas dos temas foi muito interessante, com trabalhos voltados para a saúde e metodologia de ensino, tema atual no cenário nacional visto a proposta da reforma do ensino médio”, disse.
De acordo com a pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patrícia Haertel Giusti, a intenção é que este espaço se torne permanente e que na próxima edição receba ainda mais alunos e escolas da região. O Salão Universitário ocorre na UCPel até o dia 28 de outubro. A programação completa está disponível no site
salao.ucpel.edu.br.