A edição 2025 do Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) chega com uma grande novidade: escolas de Ensino Fundamental e Médio, públicas ou privadas, que mais se engajarem com o evento serão premiadas. A instituição que apresentar o maior número de trabalhos e também aquela com o maior número de estudantes ouvintes inscritos receberá como prêmio um computador.
“A proposta reforça o compromisso da UCPel com o incentivo à educação e à pesquisa desde os primeiros anos da formação escolar”, comenta a coordenadora da Comissão Científica do evento, Luísa Oliveira. Além disso, estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, matriculados em escolas públicas, poderão se inscrever como ouvintes de forma gratuita, mediante apresentação de atestado de matrícula — benefício disponível até o preenchimento total das vagas.
Interessados em participar do evento, considerado o maior do calendário acadêmico da UCPel, têm até as 17h do dia 24 de abril. Com o tema “Conexões Humanizadas: tecnologia e educação como caminhos para a transformação social”, o Salão tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre diferentes áreas do saber.
A iniciativa é aberta a estudantes de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) da UCPel e de outras instituições, além de profissionais e alunos do ensino básico. A programação contempla apresentações de trabalhos acadêmicos, palestras, minicursos e atividades interativas, todas voltadas a refletir sobre o papel da tecnologia e da educação na construção de uma sociedade mais justa e inovadora.
Na edição anterior, o Salão Universitário reuniu 826 participantes, entre ouvintes e autores de trabalhos, e contou com a apresentação de 565 produções acadêmicas, reforçando sua relevância no meio educacional.
📌 Inscreva-se até 24/04, às 17h
📲 Acesse o link de inscrição e confira os detalhes da programação!