/ Notícias / Salão Universitário da UCPel inscreve para minicursos
Salão Universitário da UCPel inscreve para minicursos
06.10.2020 | 17:55 | #salao-universitario
Salão Universitário da UCPel inscreve para minicursos

Os temas ofertados pelos minicursos do Salão Universitário já estão disponíveis para consulta e inscrições. O evento para divulgação de trabalhos e de práticas de iniciação científica, pesquisa e extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) ocorre de 27 a 30 de outubro através do formato on-line. 

Assuntos como primeiros passos à pesquisa científica, estado do conhecimento para a pesquisa, metodologia da pesquisa, escrita científica e direito à cidade são as propostas para os minicursos desta edição. A maior parte dos temas serão abordados com a intenção de contribuir às etapas iniciais dos projetos de pesquisa. 

Para optar pelos temas, os estudantes inscritos no Salão devem acessar o seu login diretamente no site e, posteriormente, buscar o menu, item um, inscrições/minicursos. Confira as datas, temas e resumos das atividades:


Título: Primeiros passos para a pesquisa científica: como realizar um Estado da Arte

Data: 28.10.2020

Horário: 14h

Carga horária: 1 hora

Ementa: Direcionado à graduandos e pós-graduandos que estão em fase preliminar de seus projetos de pesquisas, objetiva oferecer um direcionamento basilar que vai desde a abordagem dos requisitos essenciais para a escolha do tema, objeto e sujeitos de pesquisa, atentando para o interesse do pesquisador e a relevância do assunto no âmbito acadêmico; até a  elucidação e demonstração prática da ferramenta Estado da Arte, a qual é essencial para o desencadeamento da pesquisa e  possibilitará o conhecimento e/ou reconhecimento de estudos que estão sendo, ou já foram realizados no Brasil ou outros locais, com temáticas, ou linhas de pesquisa, idênticas ou semelhantes ao que o pesquisador está buscando. Tal proposta se justifica por trazer um importante arcabouço inicial de pesquisa que poderá ser capaz de auxiliar e incentivar o público alvo a eleger com cautela e maior suporte técnico, o tema sobre o qual pretende se debruçar.

 

Título: Estado do conhecimento: O que é? Como fazer?

Data: 28.10.2020

Horário: 17h

Carga horária: 2 horas

Ementa: Estado da arte e estado do conhecimento: semelhanças e diferenças; importância do estado do conhecimento para a pesquisa; como elaborar; quais bancos de dados pesquisar; como registrar e sistematizar o conteúdo.


Título: Metodologia da Pesquisa em Acórdãos Judiciais

Data: 28.10.2020

Horário: 19h

Carga horária: 2 horas

Ementa: Processos judiciais como fonte de pesquisa (processos, ementas, acórdãos); Estratégias e delimitações para a coleta dos dados; Estratégias para a análise; Exemplos de pesquisas com fontes judiciais.

 

Título: Descomplicando a escrita científica

Data: 29.10.2020

Horário: 14h

Ementa: A presente oficina tem como objetivo a abordagem descomplicada e prática dos principais aspectos que envolvem a escrita científica. Metodologia: A ementa da oficina será desenvolvida pela ministrante através de material digital (slides) durante o encontro remoto. Ao longo da oficina serão apresentados exemplos dentro do contexto da escrita científica, além da realização de atividades práticas com os participantes. 

 

Título: A Cidade e os corpos dissidentes

Data: 29.10.2020

Horário: 17h

Carga horária: 2 horas

Ementa: O mini-curso versará sobre a noção de direito à cidade cunhada por Henri Lefebvre numa interseccionalidade com as questões de raça, gênero e sexualidade entendo que a cidade se apresenta nos modos de habitá-la de forma díspare para populações específicas. Sendo desse modo, de suma importância, discutir os atravessamentos de tais questões a partir da metáfora do corpo, onde a cidade se constitui enquanto esse corpo dissidente para populações negras, Lgbts, periféricas e desse corpo feminino que continuamente tem sido demarcado por um não-lugar, um não-saber diante da moralidade e da ordem patriarcal e capitalista

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?