/ Notícias / Salão Universitário da UCPel conta com comissão científica
Salão Universitário da UCPel conta com comissão científica
29.09.2020 | 13:32 | #salao-universitario
Salão Universitário da UCPel conta com comissão científica

O Salão Universitário é um encontro de divulgação e práticas de iniciação científica voltado para toda a comunidade. Pelo segundo ano consecutivo, o evento contará com uma comissão científica formada por discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), cuja missão é auxiliar em sua organização. O Salão Universitário 2020 ocorre de 27 a 30 de outubro.

A presença dos discentes na organização do evento cumpre um papel de agregar, principalmente, na elaboração do regulamento para submissão de trabalhos e no critério de avaliações. “Nós conseguimos colocar o nosso olhar no Salão”, pontua Laísa Rosa, doutoranda do Programa de Pós-Graduação Saúde e Comportamento e membro da comissão científica. “A comissão organizadora muitas vezes não consegue ter noção das dificuldades que alguns alunos podem ter. Então ajudamos a opinar, analisar e reformular pontos de acordo a partir de nossas experiências”, explica Laísa.

Maritânia Salvi Rafagnin, representante do PPG em Política Social e Direitos Humanos, considera fundamental dar voz a todas as áreas de estudo. “No meu campo o essencial é buscar entender se a pesquisa atende as necessidades sociais, assim como se ela trata das consequências e implicações de viver em sociedade”, explica.

Conforme opina o professor Adenauer Yamin, do Mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação, a união de esforços será benéfica não só para a atual edição do Salão, como também na promoção do tripé ensino, pesquisa e extensão em eventos futuros. “As diferentes sensibilidades e visões que decorrem dessa pluralidade constituem uma efetiva oportunidade sinérgica para consolidação da proposta do salão”, comenta.

A participação dos alunos na comissão impacta ainda outros aspectos, como as palestras de abertura, já que é preciso encontrar um tema que abranja todas as áreas envolvidas. A comunicação entre os membros da comissão vem ocorrendo por reuniões virtuais semanais, e também através de contato instantâneo por mensagens.

Diante de todos estes desafios, Laísa afirma que a participação na comissão, além de ajudar o evento em si, também conta como uma experiência enriquecedora para seu currículo. “Eu vejo meu doutorado como não só minha tese, mas tudo o que eu faço aqui dentro da Católica. É muito maior. Então ser membro da comissão faz parte da criação da minha carreira como cientista e da minha construção como pessoa”, completa a acadêmica.

Inscrições

As inscrições para a modalidade ouvinte do Salão Universitário 2020 podem ser feitas até 11 de outubro. Com a temática “Educação e ciência: construindo redes de conhecimento”, o evento vai ocorrer pela primeira vez no formato on-line.

Redação: Rafael Mirapalheta