/ Notícias / Salão Universitário da UCPel começa nesta terça-feira (23)
Salão Universitário da UCPel começa nesta terça-feira (23)
19.10.2018 | 17:40 | #salao-universitario
Salão Universitário da UCPel começa nesta terça-feira (23)
De 23 a 26 de outubro, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) será o espaço para a divulgação das pesquisas científicas e ações de extensão produzidas na região. Nesta edição do Salão Universitário, além da apresentação de trabalhos, o tema Segurança Humana: conhecimento para uma sociedade civilizada, ocupará o centro do debate do evento.

Durante quatro dias, 228 pesquisas (iniciação científica e pós-graduação), 50 projetos de extensão e 12 trabalhos de profissionais e de alunos das escolas da região serão apresentados. De acordo com a pró-reitora acadêmica, professora Patricia Giusti, o Salão mantém sua tradição de apresentar à comunidade os resultados da produção acadêmica da UCPel e de outras instituições. “O evento é uma oportunidade para conhecer a relação estabelecida entre a universidade e a comunidade”, comenta.

A palestra de abertura do Salão, no dia 23 de outubro, às 19h, no Auditório Dom Antônio Zattera, terá como grande tema a segurança humana e contará com a presença do professor da Faculdade de Direito de Santa Maria, Eduardo Pazinato da Cunha. Conforme o professor da UCPel, Luiz Antonio Chies, a proposta de ampliar o debate sobre o assunto na academia visa promover transformações em termos de paradigmas.

A segurança pública se tornou assunto central da sociedade. A Campanha da Fraternidade 2018, com o tema fraternidade e superação da violência, e o Pelotas Pacto pela Paz, aguçaram o olhar sobre o problema, comenta Chies. “A segurança não será tratada com enfoque tradicional. Queremos trazer a dimensão humana, que vai além da ideia de proteção física e patrimonial. Segurança humana amplia-se a diversas áreas da vida do indivíduo e de seu habitar na sociedade”, explica.

Eventos paralelos

O Salão Universitário reunirá o 27º Congresso de Iniciação Científica, a 17ª Mostra de Pós-Graduação, o 10º Congresso de Extensão e a 3ª Mostra de Trabalhos de Pesquisa Produzidas por Profissionais. Além disso, ocorrerá a 3ª Mostra de Iniciação Científica e Extensão, promovida para alunos dos Ensinos Fundamental e Médio das escolas de Pelotas e Região.

Acadêmicos e pesquisadores das Universidades Federal de Pelotas (UFPel), Federal do Rio Grande (Furg), Região da Campanha (Urcamp) e o Instituto Federal Sul Riograndense também participarão do evento. Todas as atividades ocorrerão no Campus I da UCPel, localizado na Rua Gonçalves Chaves, 373. Participantes podem conferir as salas de apresentações dos trabalhos através do site salao.ucpel.edu.br/.

Redação: Rita Wicth – MTB 14101