/ Notícias / Salão Universitário 2015 vai até dia 30
Salão Universitário 2015 vai até dia 30
28.10.2015 | 17:15 | #institucional
Salão Universitário 2015 vai até dia 30
Começou na noite desta terça (27) e prossegue até sexta-feira (30) a edição 2015 do Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A atividade de abertura ocorreu no Auditório Dom Antônio Zattera e reuniu os professores da Casa, Vilson Leffa e Luiz Antônio Bogo Chies, e a supervisora de articulação das políticas públicas em educação e professora da Prefeitura Municipal de Pelotas, Alice Maria Szezepanski. Eles debateram o tema central do evento, Universidade e Pluralidade na Construção do Conhecimento.

Cada um dos convidados teve cerca de 15 minutos para explanar opiniões sobre o assunto. A professora Alice, por exemplo, relacionou a dificuldade de pronunciar a palavra pluralidade à igualmente difícil tarefa de colocá-la em prática no cotidiano escolar, da fase primária ao Ensino Superior. "É algo difícil de dizer e de compreender. É difícil ser plural. A escola ainda tem um medo profundo do conhecimento, de romper com algumas coisas já estabelecidas há muito tempo", pontuou, ao mencionar que respeitar a singularidade é fundamental para trabalhar a pluralidade de forma eficaz dentro do contexto educacional. "Trabalhar o diferente de forma igual é uma das piores formas de exclusão", sentenciou.

Na sequência, Chies falou sobre enfrentar a tensão e o desconforto que o tema traz, sobretudo com a produção do conhecimento. Ele também pontuou algumas observações acerca do episódio icônico do genocídio ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial - considerado o ápice da negação da pluralidade -, comentou a importância da aplicação de políticas como estratégia de redução de danos no combate às drogas e questionou a espécie de multiculturalismo que estamos produzindo, enquanto sociedade.

Já o professor Leffa disse que "há várias maneiras de construir o conhecimento e várias formas de aprender". Ao considerar informação aquilo que está fora de nós e conhecimento aquilo que trazemos para dentro de nós, o docente da área de Letras citou três desafios da construção plural do conhecimento: saber como lidar com as fontes de informação; saber que não existe verdade, mas versões; e aprender a conviver com as mudanças. E finalizou: "As grandes mudanças que vivemos são sociais e não tecnológicas. É por isso que considero o lema da UCPel fantástico", disse, ao referir-se à máxima "Vamos transformar?", que, já há alguns anos, acompanha a marca da Universidade.

A mesa-redonda contou com a mediação do coordenador do curso de Jornalismo da Católica, professor Marcus Spohr. Houve, também, um período de interação com a plateia.

Salão Universitário
O Salão Universitário da UCPel é um espaço para divulgação de trabalhos e discussão de práticas de pesquisa e de extensão. É destinado aos estudantes de Graduação, Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu da UCPel e de outras Instituições de Ensino Superior. Além da mesa-redonda ocorrida na abertura, a programação inclui minicursos e apresentação de trabalhos. Os melhores estudos apresentados serão premiados nas categorias Jovem Pesquisador, Pesquisador e Extensão, no último dia do evento. Mais informações estão disponíveis pelo site do evento.