/ Notícias / Saiba como armazenar seus medicamentos em casa
Saiba como armazenar seus medicamentos em casa
19.10.2015 | 10:16 | #farmacia
Saiba como armazenar seus medicamentos em casa
Você sabe quais são os principais cuidados na armazenagem de medicamentos? A farmacêutica e professora da Universidade Católica de Pelotas, Márcia Garcez, criou um tutorial com dicas que apontam as melhores formas para manter seus medicamentos seguros. Confira abaixo:

Cuidados com medicamentos:

medicamentos_1.png1. Os medicamentos devem ser protegidos da luz direta, do calor e da umidade. Locais quentes ou úmidos (como cozinha e banheiro) podem causar alterações na composição do medicamento, diminuindo sua eficácia ou causando efeitos tóxicos, mesmo estando dentro de seu prazo de validade.


2. Os medicamentos nunca devem ser guardados em cima da geladeira, embaixo de pias ou próximos a materiais de limpeza.


medicamentos_2.png3. Conserve o medicamento na embalagem original, com a bula. Assim ele fica melhor acondicionado e evita a perda de informações básicas como validade, indicação e modo de uso.




medicamentos_3.png4. Não reaproveite frascos usados de medicamentos. Essa atitude pode levar a uma intoxicação acidental.

5. Não descarte medicamentos no lixo comum. Existem farmácias com programas próprios para o descarte e recolhimento de medicamentos vencidos. Informe-se!

Dicas farmacêuticas

1. Evite a automedicação e a indicação de familiares e amigos. Utilize apenas medicamentos recomendados pelos seus médicos.

2. Na farmácia, ao comprar seus medicamentos, procure pelo farmacêutico e esclareça as suas dúvidas.

3. Quando for ao médico ou a uma consulta farmacêutica, leve todos os medicamentos que utiliza, incluindo fitoterápicos, vitaminas e chás.

4. Quando receber uma nova prescrição, faça todas as perguntas que quiser, seja para o médico ou para o farmacêutico.

5. Caso surja um novo sintoma, alerte o seu médico e o farmacêutico para que eles analisem se não é um efeito colateral dos medicamentos utilizados.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?