/ Notícias / RU e TV UCPel realizam cobertura do pleito
RU e TV UCPel realizam cobertura do pleito
05.10.2012 | 11:53 | #institucional #jornalismo
RU e TV UCPel realizam cobertura do pleito
Veículos de comunicação da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Rádio Universidade (RU) e a TV UCPel estarão acompanhando de perto as Eleições 2012 neste domingo (7).

Na RU, a cobertura será feita das 7h à meia-noite. A equipe estará nas ruas com a Unidade Móvel da Rádio e falará com Ministério Público, acompanhará o voto dos candidatos e a movimentação dos eleitores. Às 17h, começa a transmitir a apuração dos números e, a partir das 20h, uma mesa de debates fará a avaliação do pleito.

A TV UCPel exibe nesta sexta-feira (5), o telejornal UCPel Notícias Especial, vai trazer as últimas informações sobre o pleito de domingo, através de esclarecimentos da Justiça Eleitoral. O chefe do Cartório Eleitoral da 60ª Zona, Paulo Souza, estará ao vivo. Haverá também a participação do juiz eleitoral Gérson Martins, e informações sobre as práticas permitidas ou não no dia da eleição.

Além disso, o telejornal trará, ainda, a posição da comunidade sobre o formato das campanhas e a qualidade dos candidatos. O programa vai ao ar às 18h30min será reprisado às 21h30min.

No domingo, cerca de 15 pessoas, entre alunos e funcionários, estarão distribuídas em quatro equipes para a cobertura do pleito, desde as 7h30min. Estarão na pauta o voto dos candidatos, rotina e denúncias ao Cartório Eleitoral, matérias variadas, a apuração e a festa do vencedor – ou vencedores do primeiro turno. Todo esse material será veiculado na edição de segunda-feira (8) do telejornal, nos mesmos horários. O material será utilizado também pela TVE Porto Alegre.

Onde assistir
A RU transmite na frequência 1.160 kHz AM e a TV UCPel pode ser acompanhada nos canais 7 da ViaCabo e 15 da Net.

Debate
Na terça-feira (2), os cinco candidatos a prefeito de Pelotas estiveram no debate promovido pela RU. O encontro durou duas horas e dez minutos. Foram seis blocos: um de apresentação, no qual os prefeituráveis responderam por que estariam aptos a governar o município; dois blocos com cruzamento de perguntas entre os candidatos, dois com tema livre e o último de conclusão. Foram discutidos temas como saúde, educação e desporto, cultura, turismo e lazer, desenvolvimento econômico, infraestrutura, finanças e administração, transporte e trânsito, segurança e Zona Rural.

Cinco pedidos de direito de resposta foram analisados pelo consultor jurídico, o professor do curso de Direito da UCPel, Samuel Chapper. Todos foram considerados improcedentes e foram indeferidos.

A mediação foi de Edson Luis Planella. “Ao fim do debate as avaliações foram positivas, principalmente quanto ao formato do debate”, disse, ao adiantar o compromisso da reedição em caso de segundo turno.