/ Notícias / RU celebra 45 anos em grande estilo
RU celebra 45 anos em grande estilo
26.07.2012 | 16:01 | #institucional
RU celebra 45 anos em grande estilo
A Rádio Universidade Católica de Pelotas (RU/UCPel) comemorou seus 45 anos em grande estilo nesta quarta-feira, dia 25. A programação contemplou missa em ação de graças, descerramento de placa, sessão solene, homenagens variadas e jantar.

O dia começou com a Celebração da Eucaristia na Capela do Campus I, presidida pelo bispo emérito Dom Jayme Chemello. Na ocasião, ele falou sobre o crescimento da Rádio e sua missão de propagar a verdade e o Evangelho. Dom Jayme recordou o carinho que Dom Antônio Zattera, fundador da Universidade e da Rádio, tinha pelo veículo de comunicação. “Que a RU continue sempre desempenhando seu papel. É uma grande graça termos uma rádio, que hoje consegue chegar a todos os rincões da nossa Arquidiocese”, comentou.

Nas dependências da Rádio, ainda pela manhã, houve o descerramento de uma placa em homenagem ao diretor da RU desde sua fundação, José Maria Marques da Cunha. “Neste dia, o que a gente quer lembrar é tudo que se pôde fazer em benefício da comunidade. Dom Antônio queria uma rádio popular, e, diariamente, procuramos atender os interesses da população. A RU hoje é forte, líder e conceituada. Devemos respeito ao ouvinte, que é a razão do nosso trabalho”, pontuou.

O pró-reitor Administrativo, Eduardo Insaurriaga dos Santos, reitor em exercício, falou sobre a satisfação em comemorar mais uma das obras de Dom Antônio para o Sul do país. “Participar dessa festividade é um grande presente para todos nós”, destacou.

À noite, a Câmara de Vereadores de Pelotas realizou uma Sessão Solene em homenagem aos 45 anos da RU e aos 188 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul. O proponente, vereador Idemar Barz, salientou que a rádio da UCPel é um dos mais importantes e tradicionais veículos de comunicação da Metade Sul do Estado. “A RU se destaca pela credibilidade, nunca perdendo seu objetivo inicial de ser uma rádio para a população”, disse. De acordo com o vereador, a Rádio está ligada à vida social, política e econômica do município, dedicando-se à cobertura dos fatos mais importantes. “Os pelotenses se habituaram a senti-la como porta-voz da Princesa do Sul”, afirmou.

História e peso
O diretor Cunha falou sobre a trajetória do veículo de comunicação, citou seu pioneirismo e destacou que os 45 anos foram bem vividos. De acordo com ele, a história da Rádio tem sido fiel à tarefa designada pelo fundador: colocar-se a serviço da comunidade, dando voz e vez à população. “Foram inúmeras dificuldades vividas, mas não maiores o que a disposição em superá-las. A RU, senhoras e senhores, sempre foi formada por uma equipe de profissionais parceiros, com responsabilidade e comprometimento”, apontou.

Segundo ele, a RU sempre contou com o apoio da Universidade e hoje está no rol das mais modernamente aparelhadas da região Sul. E, atualmente, está disposta a ser agente colaborador dos objetivos de transformação os quais a UCPel se propõe a alcançar. “Somos a rádio universitária mais popular do país”, celebrou.

O prefeito Adolfo Fetter Júnior elogiou a atuação do veículo, que, conforme apontou, contribui para a disseminação da informação, do lazer e da cultura em quase um quarto da história da Pelotas bicentenária. Na condição de presidente da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), Fetter manifestou seus cumprimentos à rádio comentando ser assíduo ouvinte. “Me orgulho do trabalho sério, ético e extremamente profissional, cujos elevados índices de audiência tem revelado a preferência do povo da nossa terra”, elogiou, ao citar o que classificou como iniciativas inovadoras e zelo profissional, “que têm sido a razão do êxito e da credibilidade conquistada até agora e que, certamente, perdurará por muitos anos”, finalizou.

A comemoração prosseguiu com um jantar festivo que reuniu, no Clube Brilhante, funcionários da Rádio e da UCPel, comunicadores, artistas e admiradores da RU.