/ Notícias / Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe chega à 38ª edição
Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe chega à 38ª edição
19.10.2023 | 15:55 | #capelania-e-identidade-crista
Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe chega à 38ª edição Romaria reúne milhares de fiéis no Santuário da Cascata (Foto: Arquivo UCPel)

Ocorre neste domingo (22) a 38ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. Com o lema "Maria do Sim: Graça e Missão", os fiéis poderão demonstrar toda sua devoção e fé na mais tradicional festa religiosa da região Sul do Estado.

A programação está prevista para começar às 6h30min, com uma missa no Santuário para as equipes de trabalho. Já às 7h, uma outra missa, esta no Seminário, dá início à procissão e às atividades, que se estendem ao longo do dia. A ideia é que a carreata passe por algumas das principais vias da cidade, iniciando pela avenida Dom Joaquim e indo em direção à rua Marechal Deodoro até a avenida Bento Gonçalves, de onde os romeiros se dirigem à avenida Presidente João Goulart e, na sequência, entram na BR-392, por onde seguem até o Santuário, na Cascata.

De acordo com o capelão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), padre Wilson Fernandes, será um momento de comunhão e oração de toda a Igreja Arquidiocesana de Pelotas. "Estão todos convidados a viver este momento juntos para agradecermos a Deus pelas tantas graças recebidas por intercessão de Nossa Senhora de Guadalupe. E também é um momento de rezarmos juntos por todas as vocações sacerdotais, religiosas e matrimoniais."

A Missa Solene, presidida pelo o arcebispo metropolitano da Arquidiocese de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, ocorrerá às 10h. Após, haverá pausa para almoço e a programação segue à tarde.

Confira a programação completa:

6h30min - Missa no Santuário (para equipes de trabalho)
7h - Missa no Seminário São Francisco de Paula com início da procissão
9h - Concentração no Largo da Cascata
10h - Missa Solene

À tarde: Oração do Rosário; Bênção do Santíssimo; Bênção individual dos fiéis

Romaria a pé

Por muitos anos integrou a Romaria da Juventude a pé integrou a programação da Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe. A atividade, promovida pelo Setor da Juventude, nos últimos anos foi realizada no mês de agosto. Na 38ª edição da Romaria, no entanto, a Arquidiocese de Pelotas não promoverá nenhuma atividade além da programação divulgada, tampouco se responsabiliza por iniciativas particulares de pedestres. A próxima Romaria a pé vai acontecer no dia 17 de agosto de 2024.

A 38ª edição da Romaria de Nossa Senhora de Guadalupe terá transmissão ao vivo pelas redes sociais da Arquidiocese, no YouTube e no Facebook. O Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe fica na BR-392, quilômetro 88, na Cascata, 5º Distrito de Pelotas.

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?