/ Notícias / Roda da Extensão e premiação de trabalhos encerram Salão Universitário da UCPel
Roda da Extensão e premiação de trabalhos encerram Salão Universitário da UCPel
26.10.2018 | 20:01 | #salao-universitario
Roda da Extensão e premiação de trabalhos encerram Salão Universitário da UCPel
O último dia do Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) teve espaço para compartilhar experiências na Roda de Conversa da Extensão e premiar os destaques na edição de 2018. 290 trabalhos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão foram apresentados nos quatro dias do evento por acadêmicos de universidades da região. 
 
Durante a Roda de Conversa da Extensão, 17 projetos com atuação na comunidade tiveram resultados apresentados. Um deles, o projeto Pacientes Jurídicos, é responsável por proporcionar a integração dos acadêmicos do Direito em equipes de Saúde da Família. Outro exemplo é o programa de Apoio às Práticas Patrimoniais, que leva a valorização do patrimônio histórico cultural do município para crianças. 

De acordo com a pró-reitora acadêmica da UCPel, professora Patricia Giusti, a discussão dos resultados fortalece o papel da extensão. “Esse é o momento para professores e acadêmicos fazerem conexão com o espaço da sala de aula. Só desta forma é possível enxergar novas possibilidades”, avaliou.  

Em seguida, a cerimônia de encerramento premiou os melhores trabalhos. Para a pró-reitora acadêmica, o evento apresentou resultados relevantes tanto para acadêmicos quanto para as comunidades beneficiadas. Confira a lista dos premiados:    

Jovem Pesquisador – Iniciação Científica

Área: Ciências da Saúde/Biológicas

Variação genética no gene NLRP3, níveis de interleucina -18 e depressão maior: um estudo transversal de base populacional, da acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Ariadni Peres. Orientação da professora Gabrieli Ghisleni.  

Área: Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas
 
A assistência social ao imigrante residente no brasil: a busca pela igualdade, da acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Alice de Paiva. Orientação da professora Anelize Corrêa.  

Área: Linguística, Letras e Artes

O trabalho com a leitura e interpretação sob a perspectiva da análise do discurso, da acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Vitória de Azevedo. Orientação da professora Aracy Ernst.   

Área: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Agrárias

Implementação de técnicas digitais para detecção de microcalcificações mamárias usando phantom de mama, da acadêmico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Michel Pinheiro Madruga. Orientação do professor Adenauer Yamin.  
  
Jovem Pesquisador - PIBIC/CNPQ

Área: Ciências da Saúde/Biológica

Prejuízo funcional na conversão diagnóstica para o transtorno bipolar, do acadêmico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Érico dos Santos. Orientação do professor Ricardo da Silva. 
 
Área: Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas    

Mapeamento dos recursos destinados à economia solidária no Rio Grande do Sul, da acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Alana Wolter. Orientação do professora Aline dos Santos.    

Área: Linguística, Letras e Artes

A Percepção dos segmentos vocálicos no processo de aquisição fonológica do português brasileiro, da acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Vera Luciane Perleberg. Orientação da professora Carmen Lucia Matzenauer.
 
Área: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Agrárias

Circuitos dedicados de baixa dissipação de potência para operadores de multiplicação ao quadrado e ao cubo, da acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Morgana da Rosa. Orientação do professor Eduardo Antônio da Costa.  

Jovem Pesquisador – PROBIC/FAPERGS

Área: Ciências da Saúde/Biológicas
 
Associação entre o polimorfismo rs2254298 no gene do receptor de ocitocina com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e problemas de atenção em crianças , da acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Samantha Dewes. Orientação da professora Gabriele Ghisleni.

Área: Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas    

Movimentos sociais a partir da luta feminista na América Latina, da acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Carolina Batista. Orientação do professor César Augusto Costa.  

Área: Linguística, Letras e Artes

Aquisição da consoante lateral /l/ do espanhol: ultrassonografia como ferramenta de instrução explícita, da acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Giovana Ferreira Gonçalves.

Área: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Agrárias

Análise do grau de importância dos coeficientes de transformadas de hadamard para o cálculo aproximado da soma das diferenças transformadas, do acadêmico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Victor Hugo Lima. Orientação do professor Cláudio Diniz. 

Pesquisador (Pós-Graduação)

Área: Ciências da Saúde/Biológicas

Efeito da interação entre o gene cacna1c e o trauma na infância no transtorno bipolar, da acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Clarissa Ribeiro Bastos. Orientação da professora Grabriele Ghisleni.

Área: Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas    

A disputa da categoria pardo no processo efetivação das políticas de ação afirmativas: a mestiçagem à luz do pensamento pós-colonial, da acadêmica da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) Carla de Ávila. Orientação da professora Cristine Jaques Ribeiro. 

Área: Linguística, Letras e Artes
 
As condições de produção na análise de discursos mediados por computadores (cmda): uma proposta de discussão metodológica, da acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Taiane Volcan. Orientação da professora Raquel Recuero.

Área: Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Agrárias

Exploração do algoritmo cordic para a redução de potência em arquiteturas de transformada rápida de fourier (fft), do acadêmico da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), André Sapper. Orientação Eduardo Antônio Cesar da Costa. 

Extensão/UCPel

O pedagogo na educação assistencial em espaços hospitalares: um relato de experiência, da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Nívia Ferreira. Daniel Botelho. 
 
Pelotas de Papel – metodologia de organização dos layouts de impressão, da acadêmica Bruna Oliveira. Orientação da professora Daniele Luckow
 
Extensão/outras instituições 

Napoleão acolhendo crianças e familiares na sala de espera da clínica infantil da faculdade de odontologia da UFPel, da acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Luiza Sokolovsky. Orientação do professor Douver Michelon.
 
Promovendo hábitos saudáveis na escola, da acadêmica da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) Valesca Dias. Orientação do professor Douver Michelon. 
 
Escolas de Pelotas e da Região Sul 

Alunos do 7ª ao 9º ano do ensino fundamental

Computação criativa: protótipo de dispositivo para monitoramento robótico neemias de oliveira steinle; do estudante da Boxmaker Educacional Gabriel Silveira da Silva. Professor orientador Mozer Sedrez.  

Alunos do 1º ao 3º ano do ensino médio

Entre prosa e poesia: um estudo sobre o texto literário como instrumento para a crítica social e fonte histórica alternativa, da estudante da Escola Estadual de Ensino Médio João de Deus Nunes, Antonieta de Aquino. Orientação da professora Vanessa Canez. 

Profissionais

Área: Ciências da Saúde/Biológicas 

Gerenciamentos e processos de trabalho multidisciplinar no contexto da doação de órgãos e tecidos para transplante, de Nívia Ferreira.  

Área: Ciências Humanas, Sociais e Aplicadas    

A mudança na tradição pacifista japonesa no mandato do primeiro ministro Shinzo Abe (2006 - dias atuais), de Eduarda Raddatz.  


Redação: Rita Wicth – MTB 14101 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?