/ Notícias / Reunião do Corede Sul será realizada na UCPel
Reunião do Corede Sul será realizada na UCPel
03.08.2023 | 16:57 | #edr
Reunião do Corede Sul será realizada na UCPel Distribuição dos Coredes no estado

Na sexta-feira (4), a partir das 13h30, será realizada nova reunião dos Conselhos Regionais de Planejamento Sul (Corede) na sala 410C da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Será discutida a definição dos Projetos para o Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) 2023-2030. A atividade é aberta de maneira presencial com inscrição no local e online para todos que desejarem participar.

A assembleia tratará sobre a conclusão do Produto 3 (Relatório de propostas de projetos atualizado e modelo de gestão do plano para o período 2023- 2030), e contará com a presença de lideranças e representantes dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) dos 22 municípios que compõem o Corede Sul. Também haverá a participação de dirigentes do Corede e do coordenador do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR/UCPel), Fábio Castro Neves, e da colaboradora Juliana Vieira.

Posteriormente, quando o Produto 4 for gerado com a consolidação dos produtos entregues nas etapas anteriores, a sociedade terá uma ferramenta atualizada para o planejamento das diversas esferas de governo e também para os diferentes atores envolvidos com o desenvolvimento regional sustentável. 

Os PEDs originalmente contemplavam o período de 2015-2030, e em razão das transformações da sociedade nos últimos oito anos, incluindo a pandemia do Covid-19, foi necessária atualização com a UCPel tendo sido contratada para a revisão do planejamento do Corede Sul através do EDR/UCPel. 

 

Corede Sul 

Os objetivos do Corede incluem desenvolver a região de maneira harmônica e sustentável, integrar recursos do governo, melhorar a qualidade de vida da população, distribuição equitativa da riqueza produzida, estimular a permanência na região e preservar o meio ambiente. Atualmente, o Rio Grande do Sul é dividido em 28 deles, incluindo o Corede Sul, que são utilizados como referência na elaboração de vários instrumentos de planejamento.

Os PEDs norteiam as ações que visam o desenvolvimento do território de cada Corede, sendo fundamentais para analisar a situação atual e as repercussões dos projeto definidos no PED, que servirá para estruturar novo projetos e definir o modelo de gestão para o período 2023-2030 a partir de 4 fases:

 

PRODUTO 1 - Relatório de situação atual e dos resultados alcançados pelos projetos definidos no PED 2015-2030; 

PRODUTO 2 – Revisão dos diagnósticos e relatório de avaliação atualizados; 

PRODUTO 3; Relatório de propostas de projetos atualizado e modelo de gestão do plano para o período 2023- 2030; 

PRODUTO 4 - Plano estratégico consolidado.

 

Redação: Inácio Maron

 

 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?