/ Notícias / Reunião da FIUC avalia projeto de solos
Reunião da FIUC avalia projeto de solos
29.10.2008 | 00:00
Reunião da FIUC avalia projeto de solos
A reunião da Federação Internacional de Universidades Católicas (FIUC) na Universidade Católica de Pelotas (UCPel) para debater o projeto Formação de Técnicos para Melhoria da Qualidade do Solo em Países em Vias de Desenvolvimento terminou ontem (29). Representantes da entidade estiveram no município para tecer as considerações finais do projeto, que já dura três anos. Além de avaliar as condições dos solos da região, o projeto vai render a elaboração de uma cartilha para agricultores.

De acordo com o assessor técnico do projeto e representante da Universidade Ramón Llull de Barcelona, Miguel Gassiot, o encontro deixou todos os participantes bastante interessados pelo andamento do projeto. “Estamos entusiasmados. Cremos que este projeto estará dando dados interessantes, e que sugerem muitas coisas para o futuro”, disse.

De acordo com ele, o projeto, interdisciplinar, envolve os aspectos químico, microbiológico e sócio-econômico. Além disso, a proposta abarca problemas enfrentados pelos agricultores, agricultura sustentável e ecológica, com aplicação de técnicas de vanguarda da química analítica e biotecnologia, contemplando processos de compostagem corretos e de maior rendimento.

Conforme Gassiot, o encontro na Católica tinha o objetivo de relatar o informe final do projeto e avaliar a possibilidade de publicação dos resultados em revista científica. Estudar perspectivas de futuro nessa linha de trabalho e divulgar os resultados entre os agricultores também foram assuntos da pauta. “Vamos elaborar cartilhas de boas práticas para agricultura moderna e ecológica. O material será em espanhol e português, sendo que a redação em português ficará a cargo da UCPel. Esse é um projeto muito importante para uma agricultura mais sustentável. Estão se estabelecendo vias tecnológicas para redução de resíduos que afetam o meio ambiente”, destacou.

Engajamento internacional
A FIUC reúne 200 universidades de todo o mundo, e, entre suas atividades, presta serviços de pesquisa em todas as áreas. De acordo com o secretário-geral do Centro Coordenador de Investigação FIUC, Pedro Medina, a entidade visa envolver as universidades da rede em trabalhos em parceria, como é o caso do projeto Formação de Técnicos para Melhoria da Qualidade do Solo em Países em Vias de Desenvolvimento. Juntamente neste projeto, estão envolvidas as universidades do Oriente da Colômbia, Javeriana, Católica de Pernambuco e Ramón Llull.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?