/ Notícias / Residentes do Hospital Universitário da UCPel participam do projeto Consultório de Rua
Residentes do Hospital Universitário da UCPel participam do projeto Consultório de Rua
03.07.2023 | 15:05 | #medicina #husfp
Residentes do Hospital Universitário da UCPel participam do projeto Consultório de Rua Unidade móvel de atendimento. Foto: Rodrigo Chagas - Prefeitura de Pelotas

O Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), instituição dirigida pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel), renovou a parceria com o projeto da Secretaria Municipal de Saúde de Pelotas “Consultório na Rua” pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa proporciona atendimento médico para pessoas em situação de rua e agora conta com o apoio de uma unidade móvel, que fica estacionada em frente à Biblioteca Pública Pelotense nas manhãs de quarta-feira, das 9h às 11h30. 

A participação da UCPel no projeto se dá por meio dos residentes do HUSFP que auxiliam os médicos nos atendimentos. Alexandre Moch, coordenador do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da UCPel, explica que a participação no projeto tornou-se obrigatória para os estudantes, compondo a matriz curricular de formação dos acadêmicos. Os alunos atuam no projeto um total de 8h semanais, durante 3 meses, em formato de equipe multiprofissional. 

Prezando pela integralidade, o residente desenvolve suas habilidades e competências na abordagem da população em situação de rua, identificando e intervindo de acordo com as suas principais demandas. “Os usuários em situação de rua recebem atendimento integral, humanizado e de qualidade. Centrado na pessoa, sem julgamentos ", salienta o coordenador.

Os atendimentos realizados na unidade móvel disponibilizam acesso à consultas médicas, pequenos procedimentos, aplicação de vacinas e testes para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatite. 


Redação: Letícia Vieira 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?