Uma equipe formada por representantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e de entidades do Programa Líder, do Sebrae, completou o segundo dia de visitas à Universidade de Milão, na Itália. A viagem faz parte das ações de criação do Observatório para o Desenvolvimento Econômico da Região da Fronteira Sul.
O grupo cumpre uma intensa agenda de visitas com debates para capacitação e troca de experiências sobre as cadeias produtivas de vinho, carne e leite - áreas foco do projeto a ser desenvolvido aqui no Brasil. Com o futuro Observatório em funcionamento, os produtores poderão contar com uma ferramenta de informação em tempo real, que fornecerá suporte ao desenvolvimento dessas atividades nas regiões Sul, Campanha e Fronteira.
Entre os debates dos primeiros dias de visitas voltados às cadeias de vinho e carne, o grupo pode conhecer mais sobre experiências da Vinícola Bosca, Restaurante Enoteca do Canelli, Vinícola Pico Maccario e Fábrica de Salsichas La Rocca. Foram feitas análises de governança e organização de território, detalhando parcerias da Universidade com empresas da região.
A comitiva retorna da Itália no próximo dia 15 e a expectativa é de que logo após sejam definidos os próximos passos do projeto. As prioridades devem ser a escolha de um modelo de governança e a identificação do aporte financeiro necessário para o investimento.