/ Notícias / Representantes da Fundação Bill & Melinda Gates analisarão andamento de estudo na UCPel
Representantes da Fundação Bill & Melinda Gates analisarão andamento de estudo na UCPel
Representantes da Fundação Bill & Melinda Gates analisarão andamento de estudo na UCPel
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebe no dia 22 de junho visita de representantes da Fundação Bill & Melinda Gates. O grupo virá a Pelotas para acompanhar o andamento do projeto intitulado Gravidez Cuidada, Bebê Saudável, que versa sobre transtornos neuropsiquiátricos maternos no ciclo de gravidez e pós-parto.  

Na agenda dos pesquisadores consta a realização de reunião para acompanhamento de questões pontuais, operacionais e acadêmicas, discussão de uma nova tabela criada pela Organização Mundial da Saúde e do plano de translação do conhecimento. Esse tópico deverá ocupar boa parte do debate, por tratar das formas com que os dados obtidos chegarão à comunidade, informa o coordenador do projeto, professor Ricardo Pinheiro.

“Deveremos nos deter, especialmente, na definição das formas com que os dados obtidos serão revertidos para a comunidade”, comenta o docente. A preocupação dos pesquisadores é que o estudo seja apresentado para órgãos, gestores e profissionais da saúde, visando incentivar a criação de novas políticas públicas para o acompanhamento gestacional no Brasil e em outros países. Também serão discutidas estratégias de como os resultados obtidos poderão chegar para a população.     

Na avaliação de Pinheiro, a forma como a Fundação Bill & Melinda Gates trabalha é positiva e inovadora. “O sistema de trabalho proposto realiza um real acompanhamento do projeto. As visitas que recebemos não são de cobrança e sim de assistência e orientação”, avalia. Em outubro de 2018, os representantes da Fundação virão mais uma vez à UCPel, data próxima ao término do programa.   

O projeto iniciado em junho de 2016 convida todas as gestantes da zona urbana de Pelotas para uma avaliação em aspectos de saúde mental, como ansiedade e depressão. Aquelas que forem identificadas com depressão ou risco de desenvolvê-la, passarão por uma intervenção psicoterápica breve gratuitamente. 

O projeto da UCPel concorreu com mais de 150 propostas. Hoje, integra o sistema Grandes Desafios - Brasil (Grand Challenger - Brazil) da Fundação Bill & Melinda Gates e conta, também, com o financiamento dos ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia.    

Redação Rita Wicth – MTB 14101
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?