Remodelação da Biblioteca Central privilegiará área de estudos
29.07.2013 | 08:10
Estudantes da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) deverão ter já no início do segundo semestre letivo uma nova biblioteca, pensada especialmente para beneficiar os estudos. O projeto arquitetônico desenvolvido pelo Escritório Modelo de Engenharia e Arquitetura (EMEA/ UCPel) busca remodelar todo o espaço para oferecer mais salas de estudos individuais e coletivas.
Conforme a arquiteta do EMEA, Luciane Cardoso, os espaços foram projetados para oferecer o máximo de conforto aos estudantes. Todo o mobiliário será modificado e as antigas salas que ficam junto a Rua Gonçalves Chaves serão transferidas para o lado oposto (o do pátio interno) visando evitar ruídos vindos da parte externa. “As novas paredes serão construídas de gesso com tratamento acústico e vidro temperado”, informa, o que junto com o transferência das salas de estudos deve minimizar significativamente os ruídos.
“Ocorrerão uma série de alterações como a reorganização do acervo para possibilitar mais espaço. O atendimento também deverá sofrer reformulação, visto que será alterada a posição tradicional do balcão”, explica a arquiteta. O espaço ainda ganhará nova iluminação e piso adequados para bibliotecas. “Ganharemos mais espaços individualizados e aconchegantes, todos climatizados e com menos ruído”, comemora gestora da biblioteca, bibliotecária Cristiane Chim.