/ Notícias / Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus chegam a Pelotas
Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus chegam a Pelotas
06.03.2024 | 14:49 | #institucional
Relíquias da Santa Teresinha do Menino Jesus chegam a Pelotas

Nos dias 08 e 09 de março acontecerá em Pelotas a visita das Relíquias de Santa Teresinha do Menino Jesus. A urna - que armazena um pedaço do fêmur e do pé da carlmelita - foi encaminhada diretamente da Basílica de Santa Teresa de Lisieux, na França, chegando ao Brasil no dia 1° de fevereiro. Confira abaixo a programação das vistas na cidade e um pouco da história da Santa Teresinha.

PROGRAMAÇÃO DA VISITA DAS RELÍQUIAS EM PELOTAS

Dia 08/03

10h - Missa de Acolhida no Carmelo Coração Eucarístico de Jesus

13h30 - Procissão Carreata até a Catedral Metropolitana, passando pelos seguintes lugares:

Instituto de Menores Dom Antônio Zattera - Colégio São Francisco - Universidade Católica de Pelotas - Colégio São José - Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Câmara Municipal - Prefeitura Municipal

20h - Solene Celebração Eucarística na Catedral São Francisco de Paula. OBS: Levar uma rosa.

22h30 - Visita à Paróquia Santa Teresinha e Adoração Eucarística, após retorno ao Carmelo e Vigília.

Dia 09/03

7h - Missa no Carmelo Coração Eucarístico de Jesus

10h - Visita ao Seminário São Francisco de Paula e Missa de encerramento. Após, saída para Porto Alegre.

A HISTÓRIA DE SANTA TEREZINHA

No dia 2 de janeiro de 1873, nascia na França a menina Marie Françoise Thérèse Martin, mais conhecida como Santa Teresinha do Menino Jesus. Desde pequena era notável o seu amor e carisma pelo menino Jesus, que foi crescendo junto com a jovem ao passar dos anos. Quando completou seus 15 anos de idade, conseguiu permissão especial pessoalmente pelo Papa Leão XIII para entrar  antes da idade no Carmelo, em Lisieux. Em 1889, recebeu o hábito onde foi assinado seu nome definitivo de Carmelita, “Irmã Teresa do Menino Jesus e da Santa Face”.

Durante toda sua vida Santa Teresinha dedicou o seu tempo aos escritos, poesias e orações. Teresa teve seus últimos anos consumidos pela tuberculose, que infelizmente, não conseguiu melhorar.

No dia 30 de setembro de 1897, aos 24 anos, Santa Teresinha faleceu. Foi beatificada em 29 de abril de 1923 e canonizada em 17 de maio de 1925 pelo Papa Pio XI, ficando conhecida como “padroeira especial de todos os missionários, homens e mulheres, e das missões existentes em todo o universo”, mesmo título de São Francisco Xavier.

Redação: Nátalli Nott Bonow