/ Notícias / Relação entre transtornos mentais e produtividade em professores é estudada por mestranda
A mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (PPGSC/UCPel) Carolina Scholl está desenvolvendo uma pesquisa com professores de Ensino Fundamental da cidade. O estudo tem como título Relação entre Transtornos de Ansiedade e Humor e Comprometimento Organizacional de Professores da Rede Municipal de Ensino de Pelotas.

De acordo com Carolina, o objetivo é avaliar se transtornos, como ocorrências de stress e depressão, interferem na produtividade desses profissionais. Conforme dados da Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED), Pelotas tem 40 escolas de Ensino Fundamental e cerca de 1,7 mil professores. A meta de Carolina é, até o fim deste ano, entrevistar todos os educadores por meio de questionários. Até o momento, com autorização da SMED, já foram visitadas quatro escolas. Mesmo no início da pesquisa, a mestranda disse acreditar que sua hipótese – de que tais transtornos têm associação com o desempenho profissional – será confirmada. “O assunto é pouco estudado, mas já foi possível registrar diversas reclamações sobre a falta de psicólogos nas escolas para atender aos professores, além de várias dificuldades enfrentadas no dia a dia da profissão”, detalhou Carolina.

O estudo conta com a orientação da professora Luciana Quevedo.