/ Notícias / Reitoria da UCPel oficializa Ligas Acadêmicas da Medicina
Reitoria da UCPel oficializa Ligas Acadêmicas da Medicina
04.07.2013 | 10:24 | #medicina
Reitoria da UCPel oficializa Ligas Acadêmicas da Medicina
O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Júnior, anunciou a oficialização das Ligas Acadêmicas do Curso de Medicina. A cerimônia ocorreu no dia 12 de junho, durante a  Fenadoce 2013, no estande da UCPel. As Ligas Acadêmicas contribuem para a formação dos alunos, permitindo a realização de trabalhos voluntários e estudos de caso.

Atualmente, 12 Ligas estão em atividade: Clínica Médica, Medicina Intensiva, Cardiologia, Cirurgia, Psiquiatria, Otorrinolaringologia, Pediatria, Urgência e Emergência Médicas, Gastroenterologia e Hepatologia, Endocrinologia, Nefrologia e Infectologia. Para seguirem atuando, no entanto, elas precisam se adaptar ao que está disposto no regulamento da Universidade até o final de julho.

Com a regulamentação, os estatutos próprios serão revistos e passarão a responder às normas de constituição e operacionalização propostas pelo regimento interno da UCPel. Está previsto, entre as disposições, que cada aluno pode participar de apenas duas Ligas por vez, sendo necessária a orientação docente no desempenho das atividades. Ao final da participação, os acadêmicos receberão certificados registrados pela Reitoria da Universidade. “Por meio desse processo, a Medicina reforça o compromisso firmado no ato de sua fundação, na década de 1960, proporcionando uma formação de excelência aos seus graduandos”, destaca a coordenadora do curso, professora Vanessa Louise Collete.

Ligas realizam Feira da Saúde
O espaço da Fenadoce também serviu para que o curso de Medicina comemorasse seus 50 anos de atuação. Na oportunidade, foram realizadas diversas atividades de atenção à saúde. Estiveram envolvidas na organização do evento as Ligas de Urgência e Emergência, Clínica Médica, Nefrologia, Gastroenterologia, Medicina Intensiva e Cardiologia. A Feira contou com a participação de 170 alunos, que se revezaram para prestar orientações e encaminhamentos ao público em geral. Entre os trabalhos realizados, destaque para os casos de obesidade infantil, com encaminhamentos realizados junto ao Sistema Único de Saúde (SUS).