/ Notícias / Reitor reúne-se com secretário estadual de Desenvolvimento
Reitor reúne-se com secretário estadual de Desenvolvimento
27.03.2015 | 14:32 | #institucional
Reitor reúne-se com secretário estadual de Desenvolvimento
O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Júnior, reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (27), com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco. Na pauta estiveram, especialmente, articulações de apoio a projetos e negociações.

Participaram do encontro, também, os coordenadores do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) da UCPel, Fábio Castro Neves e Samuel Ongaratto, o coordenador de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Ricardo Pinheiro, o chefe de gabinete Demócrito Primo dos Santos e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Fernando Estima.

Na ocasião, a Universidade solicitou o apoio da secretaria junto ao Governo do Estado para auxílio na reestruturação do Banco de Dados do Instituto Técnico de Pesquisa e Assessoria (Itepa), órgão da UCPel que reúne, em dados e pesquisas, uma série de informações que refletem a realidade da zona Sul.

Também foram mencionados os programas Núcleo de Extensão Produtiva e Inovação (NEPI) e Redes de Cooperação, desenvolvidos pelo EDR em parceria com o governo estadual e que, no meio do ano, devem finalizar seus contratos. A conversa com o secretário encaminhou-se no sentido de buscar a renovação dos projetos, que têm apresentado resultados positivos na região.

Branco falou, também, a respeito da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), cuja disponibilização de verbas é um anseio da comunidade acadêmica. "Nossa meta é aumentar os recursos aplicados no conhecimento, que é fundamental", adiantou.

A reunião também foi espaço para que o reitor apresentasse ao secretário o cenário da Universidade, o trabalho de reestruturação financeira e a característica essencialmente regional da UCPel. E, além disso, a importância de projetos de vulto que dedicam-se à população, como o Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), o Serviço de Assistência Judiciária (SAJ), o novo Posto de Solução de Conflitos - que será inaugurado no próximo dia 30 - e uma série de pesquisas que colocam o conhecimento à serviço da população.