/ Notícias / Reitor participa de reunião com Secretaria Estadual de Educação
Reitor participa de reunião com Secretaria Estadual de Educação
26.05.2015 | 19:30
Reitor participa de reunião com Secretaria Estadual de Educação
Na tarde da desta segunda-feira (25), o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), José Carlos Bachettini Júnior, integrou a comitiva do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) que reuniu-se com o secretário de Educação do estado, Vieira da Cunha. Participaram, também, o presidente do Comung e reitor da Univates, Ney José Lazzari, e os reitores José Carlos de Souza (UPF) e Martinho Kelm (Unijuí).

A pauta do encontro foi a realização de parcerias entre o Comung e a secretaria estadual da Educação. A iniciativa teve como objetivo principal oferecer a utilização das estruturas universitárias para qualificação dos professores da rede estadual de ensino. Segundo Lazzari, é preciso otimizar os espaços das universidades, pois muitos prédios e laboratórios permanecem ociosos durante o dia. “Temos uma grande vantagem que é o padrão de qualidade e a identidade regional”, ressaltou. Este espaço poderia servir para a educação continuada dos professores da rede pública, uma demanda levantada pelo governo.

Para o secretário Vieira da Cunha, “o trabalho integrado com as universidades só pode agregar aos alunos”. Outra preocupação da Secretaria de Educação é a atualização tecnológica dos docentes. Os alunos da rede pública utilizam smartphones e, se os professores não dominam a tecnologia, há um distanciamento em sala de aula. Serão realizadas novas reuniões de trabalho para discutir uma parceria entre Comung e Seduc.

Atualmente, o Comung é o maior sistema de educação superior em atuação no Rio Grande do Sul, sendo integrado por 15 instituições de ensino. As instituições que o integram somam 188 mil alunos presenciais somente nos cursos de graduação, correspondendo a mais de 50% do total de estudantes universitários gaúchos.

* Com informações da Assessoria de Imprensa do Comung
** Fotos: Evandro Oliveira/Seduc-RS