/ Notícias / Reitor da UCPel recebe a presidente do TRE-RS
Reitor da UCPel recebe a presidente do TRE-RS
02.10.2023 | 17:44 | #institucional
Reitor da UCPel recebe a presidente do TRE-RS

A reitoria da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu, nesta segunda-feira (2), visita da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS). A desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak foi recepcionada pelo reitor da universidade, José Carlos Pereira Bachettini Júnior.

Na pauta do encontro, a formalização do convite à UCPel para a programação comemorativa em alusão aos 100 anos da assinatura do Pacto de Pedras Altas. Atividades que visam trabalhar as questões históricas que levaram à existência da democracia, bem como a importância de a manter sempre viva, segundo relata a presidente do órgão.

A presidente também destaca sobre a importância de a questão da democracia ser comentada de forma ampla, principalmente no âmbito das universidades. “Estas instituições podem nos ajudar a construir um espaço onde possamos fazer uma reflexão conjunta a respeito dos rumos da nossa democracia no Brasil”, complementa Vanderlei Teresinha. O reitor da UCPel afirmou que a instituição se mantém de portas abertas ao TRE-RS para este e outros eventos.

O Pacto de Pedras Altas foi um acordo político que pôs fim à Revolução de 1923. Nesta revolta envolveram-se de um lado os partidários do presidente do estado, o republicano Antônio Augusto Borges de Medeiros, e, de outro, os aliados do líder federalista Joaquim Francisco de Assis Brasil. “A partir da revolução se firmou um pacto pela democracia e houve o surgimento da própria Justiça Eleitoral com o Código Eleitoral de 1932”, conclui a presidente.

Centenário do Pacto de Pedras Altas

Como forma de celebração do pensamento político de Assis Brasil, o TRE-RS realizará o seminário “100 Anos do Pacto de Pedras Altas”, em Pelotas e Pedras Altas/RS, nos dias 07, 08 e 09 de dezembro. A comunidade acadêmica da UCPel está convidada a participar da atividade.

O coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), Carlos Vinicios Cavalcante, expõe que o evento guarda não apenas uma importância histórica acerca da compreensão sobre os condicionamentos do pacto, mas também permite que exista um diálogo sobre o futuro da democracia brasileira.

Redação: Caroline Albaini