O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), professor Alencar Mello Proença, esteve,na última semana na 77ª Reunião Plenária do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, na Universidade do Vale da Paraíba (UNIVAP), em São José dos Campos. O tema do encontro foi “Parcerias e cooperações nas Universidades Brasileiras: Realidade e Futuro”.
O evento contou com conferencistas de diversas instituições, como o Secretário da SESu/MEC, doutor Ronaldo Mota e do diretor do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT/MCT), doutor Emir José Suaiden, que durante sua abordagem fez uma explanação sobre o programa digital de teses e dissertações.
Na oportunidade, os participantes do evento presenciaram dois lançamentos, o do Prêmio Jovem Pesquisador 2007, feito pela doutora Melissa Ilha Martins, da Fundação Roberto Marinho, CNPq, Gerdau e Eletrobrás, e do Prêmio Senador Milton Campos, que contou com a presença do Presidente da Fundação Milton Campos, o deputado Francisco Turra.
Outro tema tratado no encontro foi “Universidade – Tecnologias da Informação Aplicada: Os desafios de uma Nova Pedagogia”, que teve como conferencistas o doutor Hélio Chaves Filho, do Departamento de Políticas de EAD (DPEAD0 e da Universidade Aberta do Brasil (UAB/MEC) e o Assessor Especial da CNI/SENAI e da Universidade de Brasília (UnB).
Na continuidade do evento, e inserido na pauta das atividades, teve o processo eleitoral para escolha do membro fiscal e deliberativo, sendo que o reitor da UCPel, dirigiu os trabalhos na condição de presidente da comissão eleitoral designado pelo presidente do CRUB. A referida reunião, realizou-se em paralelo ao VIII Encontro Internacional Virtual Educa Brasil 2007, que reuniu reitores, professores e técnicos da América Latina e do Caribe. Ao final do encontro, foram realizadas reuniões bilaterais entre reitores do Brasil, Peru, Argentina, México, República Dominicana e Equador.
Sobre Virtual Educa: O Encontro Internacional Virtual Educa possui caráter anual e é a primeira vez que acontece na América do Sul. O foco do Encontro são os responsáveis institucionais, pesquisadores, empresas de base tecnológica, empreendedores da área tecnológica da comunicação e informação, professores de ensino superior e, especificamente em 2007, professores de educação básica e jovens empreendedores.
O Virtual Educa impulsiona iniciativas de trabalho conjunto nas referidas áreas e colabora e aposta na prática de projetos inovadores que tenham um reconhecido potencial multiplicador. Além disso, desenvolve instrumentos de apoio para sistemas educativos e formativos ibero-americanos, adaptando modelos de sucesso às necessidades especificas de tais sistemas.