Entre os dias 26 e 30 de novembro, o reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Alencar Mello Proença, participou do 9º Congresso Mundial de Direito Agrário, em Marrakech-Essaouira, em Marrocos.
O congresso teve o propósito de discutir temas como a agricultura multifuncional e a questão da água e da desertificação. Na oportunidade, o reitor apresentou trabalho intitulado “Uso Agrícola da Água e sua Regulação no Contexto Legislativo Brasileiro”.
De acordo com ele, o estudo apresenta a visão da legislação brasileira acerca do controle do uso da água para fins agrícolas, tendo por base a legislação brasileira e do estado do Rio Grande do Sul, e sua relação com os documentos da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre o tema “Água para Vida”.
Ao final do congresso, ocorreu a eleição da nova diretoria da União Mundial de Agraristas Universitários (UMAU), tendo Proença sido eleito para o novo Conselho Diretivo, na condição de representante da América do Sul, juntamente com a doutora Nancy Mallanos (Argentina). O mandato é de quatro anos.
Na foto: Os membros eleitos do Conselho Diretivo da UMAU – Secretário Geral Aldo Casella (E), Reitor Alencar Proença e Nancy Mallanos, e o presidente Alfredo Massart (D).
