/ Notícias / Reitor da UCPel é reconduzido ao cargo
Reitor da UCPel é reconduzido ao cargo
26.11.2021 | 18:31 | #institucional
Reitor da UCPel é reconduzido ao cargo

O reitor da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), o médico José Carlos Pereira Bachettini Júnior, será reconduzido ao cargo para o próximo quadriênio 2022-2025. Reconhecido pelo trabalho voltado à recuperação financeira da instituição e sua reestruturação, Bachettini também foi um dos responsáveis por transformar a Faculdade de Medicina na maior escola médica do Rio Grande do Sul.

Anunciada na sexta-feira (26) pelo chanceler da UCPel e arcebispo metropolitano, Dom Jacinto Bergmann, a decisão também reconduz o padre Marcus Bicalho Pinto Rodrigues ao cargo de vice-reitor. A cerimônia de posse ocorrerá no dia 14 de dezembro, ocasião em que também serão nomeados os demais gestores da Universidade. 

Somados os próximos quatro anos, Bachettini se tornará o reitor mais longevo da história da universidade. O anúncio de recondução foi recebido com honra e alegria, avalia o reitor. “Graças ao empenho da nossa equipe, pró-reitorias, direções, gerentes, professores, colaboradores, tivemos muitas conquistas ao longo dos últimos quatro anos, responsáveis por garantir o futuro da UCPel”, diz.

À frente da Católica desde 2012, coordenou o grupo de trabalho responsável pela elaboração e implantação das ações de planejamento prevendo os próximos 20 anos da instituição. Em conjunto com as pró-reitorias, orientou a reestruturação da universidade contemplando questões como qualidade, sustentabilidade, tendo o diálogo e a gestão participativa como norte de trabalho. 

Além das vitórias, o último período do mandato também foi marcado por inúmeros desafios impostos pela pandemia de Covid-19. “Devido ao engajamento de nossa comunidade universitária conseguimos implantar as adequações necessárias sem prejuízo ao calendário acadêmico”, lembra. 

Assim que os protocolos sanitários foram estabelecidos, a UCPel retornou com as aulas acadêmicas e os atendimentos à comunidade. Projetos e programas de extensão foram ampliados devido às novas dificuldades impostas pela pandemia à população. “Mesmo em um período de muitas incertezas, conseguimos continuar ensinando e atendendo”, frisa.


Gestão do quadriênio 2022 - 2025 

De acordo com Bachettini, os próximos quatro anos serão marcados pelo trabalho voltado à consolidação de um modelo pedagógico de qualidade e tecnológico. Também, terá prosseguimento a reestruturação acadêmico-administrativa, com foco cada vez mais direcionado ao fortalecimento do vínculo da UCPel e comunidade local e regional. 

Ao tornar o curso de Medicina a maior escola médica do estado, novos desafios foram impostos. “Do sonho de Dom Antônio Zattera, fundador da UCPel, nasceu o primeiro curso de Medicina do interior gaúcho. Para consolidar esse sonho, não basta ser a maior escola médica. O nosso projeto é ser a melhor escola médica do estado. Esse será o nosso desafio”.  

A designação do chanceler foi baseada na consulta à Arquidiocese, à UCPel e à sociedade, e recebeu unanimidade na aprovação pelo Conselho Superior, reunido na manhã desta sexta-feira (26).    


Redação: Rita Wicth - MTB 14101  

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?