/ Notícias / Reinauguração do Laboratório de Acervo Digital conta com sessão de autógrafos de Renato Canini
Reinauguração do Laboratório de Acervo Digital conta com sessão de autógrafos de Renato Canini
01.10.2013 | 10:59 | #institucional
Reinauguração do Laboratório de Acervo Digital conta com sessão de autógrafos de Renato Canini
Nesta quarta-feira (2), às 16h, o Laboratório de Acervo Digital (LAD) da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) abre suas portas definitivamente. O novo espaço do centro de pesquisa e extensão contará com duas exposições permanentes, tendo como objetivo principal o resgate e a divulgação da história de autênticos personagens da cidade. A nova estrutura também abrigará o Centro de Pesquisa e Documentação Nelson Nobre Magalhães (CPDOc).  

Os materiais do Projeto Pelotas Memória, de Nelson Magalhães, e as obras do artista gráfico Renato Canini, conhecido por “abrasileirar” o personagem da Walt Disney, Zé Carioca, ficarão permanentemente disponíveis para apreciação do público. “Com esse trabalho procura-se dar visibilidade às instituições e artistas que fazem parte da história de Pelotas”, explica a coordenadora do Ponto de Cultura da UCPel, professora Fabiane Marroni.

Criado pelo Grupo de Pesquisa Acervo Digital (GrAD), o LAD desenvolve diversos projetos voltados à preservação do patrimônio histórico e cultural do município. Dentre os projetos sob responsabilidade do LAD, destaca-se a Rede de Pontos de Cultura. Vinculado ao Programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura (MinC), o projeto resulta de um convênio formalizado entre a UCPel e Governo Federal. 

Sessão de autógrafos

Durante a reinauguração do espaço, em frente ao Ponto de Cultura, o cartunista Renato Canini estará participando de uma sessão de autógrafos. Há pouco mais de duas semanas, o artista, que mora em Pelotas, esteve visitando o local e se disse emocionado pela homenagem. Além de ter a oportunidade de estar em contato direto com o artista, quem participar da atividade terá acesso a todo o material digitalizado pelo LAD. “Quem tiver interesse poderá copiar os fascículos e documentários disponíveis em nosso acervo digital e leva-los para casa”, ressalta Fabiane. As imagens digitalizadas contam um pouco da história da cidade, sob a perspectiva do poeta e pesquisador Nelson Nobre Magalhães. 

O horário de funcionamento do Ponto de Cultura da UCPel será das 14h às 19h. O espaço fica localizado na entrada do Campus I (pela Rua Dom Pedro II), sendo aberto à comunidade em geral.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?