/ Notícias / Rede de Cooperativas de Reciclagem de Resíduos Sólidos realiza primeira comercialização
Rede de Cooperativas de Reciclagem de Resíduos Sólidos realiza primeira comercialização
29.03.2016 | 15:49 | #nesic
Rede de Cooperativas de Reciclagem de Resíduos Sólidos realiza primeira comercialização
O projeto da Rede Reciclar intitulado Constituição de uma Rede de Empreendimentos Solidários de Coleta e Seleção de Resíduos Sólidos na Região Sul do RS, desenvolvido pelo Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (NESIC/UCPel), realizou, no dia 17, a primeira venda coletiva de resíduos sólidos.

Foram comercializadas cerca de 20 toneladas de papel recolhidas pelas cooperativas de Piratini (Coopiratini), Canguçu (Coopersol) e Arroio Grande (Reciclar). A comercialização só foi possível devido à união das cooperativas. A diferença de rendimento para os catadores na venda em rede representa um ganho que varia entre 11% a 36%, dependendo do material, informa a técnica do Nesic Amélia Rodrigues Nonticuri.

Desde 2012 o Nesic desenvolve ações para articular e consolidar a Rede. Dentre elas estão a formação de um fórum entre as cooperativas e reuniões mensais para tratar de temas de interesse comum. O projeto desenvolvido pelo Núcleo da UCPel atua para mapear, organizar e incubar empreendimentos solidários vinculados à coleta e seleção de resíduos sólidos na região Sul do estado, com o propósito de constituir uma rede integrada de comercialização entre os municípios.

O Projeto Reciclar é desenvolvido pelo Nesic/UCPel em parceria com a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e Ministério do Trabalho e Emprego. Integram o grupo as cidades de Camaquã, São Lourenço do Sul, Piratini, Turuçu, Rio Grande, Pelotas, Cerrito, Arroio Grande, Canguçu, Cristal e Pedro Osório.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?