/ Notícias / Reciclagem e Arborização são tema de projeto de alunos da UCPel
Reciclagem e Arborização são tema de projeto de alunos da UCPel
15.10.2008 | 00:00
Reciclagem e Arborização são tema de projeto de alunos da UCPel
O que fazer com as caixas de leite ou de suco depois de usadas? Reciclar seria o destino mais ecologicamente correto. Mas que tal, antes de encaminhá-las para a reciclagem, utilizá-las ainda para outro fim? Foi esse o raciocínio que levou dois alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) a criarem o projeto “Life in Box (LIB) – atuando hoje, pensando no amanhã”, que, além de incentivar a reciclagem, ainda vai promover a arborização da cidade.

O Life in Box é assinado pelos alunos Marcos Leivas e Natália Ávila, e é feito em parceria com a Escola Castro Alves. Lá, as crianças das 3ª e 4ª séries estão engajadas com a proposta: diariamente elas levam suas caixas de leite e suco e essas embalagens (chamadas de caixas térmicas), serão utilizadas como vasos temporários para mudas que devem ser plantadas em determinadas áreas de Pelotas.

O acadêmico Marcos Leivas explica o porquê de o projeto priorizar o público infantil. “Nada seria mais positivo do que levar até as crianças a realidade atual e incentivá-las a mudar a partir de pequenas ações. Além disso, esse aprendizado pode ser mantido por elas e repassado às gerações seguintes”.

Além de ajudarem a natureza, os alunos também podem divertir-se na Gincana do LIB. Os cinco alunos que tiverem colaborado com o maior número de caixas serão premiados. De acordo com Marcos, essa é mais uma forma de incentivar a criançada a participar das ações do Life in Box.

O projeto é fruto da cadeira de Comunicação Comunitária e Cidadania. A proposta é que os alunos que cursam a disciplina criem e executem ações comunitárias e sociais.

Comunidade
O público alvo prioritário do LIB são as crianças. Mas os criadores da idéia resolveram engajar toda a comunidade. Por isso, outros pontos de coleta, além da Escola Castro Alves, foram distribuídos em Pelotas. Quem quiser colaborar com o projeto tem até o dia 17 de outubro para entregar as embalagens no Campus I da UCPel (Rua Gonçalves Chaves, 373), no Campus II da UCPel (Rua Almirante Barroso, 1.202), na Escola Castro Alves (Rua General Osório, 366), na JL Casarin (Av. Bento Gonçalves, 3.900), na Felmaq Máquinas de Costura Industrial (Rua Barão de Santa Tecla, 302) e no Supermercado Paraíso (Rua Dom Pedro II, 560).

Ações
A coleta de embalagens começou dia 17 de setembro. Até o dia 8 de outubro, só os alunos da escola Castro Alves arrecadaram 1200 caixas. Depois que terminar o prazo de entrega do material, terão início as ações de arborização. Em 06 de novembro, será realizado o Dia da Vida, onde 150 mudas de plantas nativas serão plantadas no Lar Dona Conceição. No dia 08, ocorre o Dia da Distribuição. Para essa data a previsão é que 75 mudas sejam distribuídas em pontos estratégicos do trânsito de Pelotas.
Finalizam as ações o Dia do Retorno, em 10 de novembro. A proposta é disponibilizar, nos antigos pontos de coleta, mais 75 mudas. O objetivo é que as pessoas levem as plantas para casa para contribuir com a arborização nos bairros.

Na Internet
O projeto está disponível na web. O blog do Life in Box pode ser acessado no link http://projetolifeinbox.blogspot.com. O LIB ainda possui perfil e comunidade no Orkut. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail projetolifeinbox@gmail.com.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?