O curso de Farmácia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) deu o pontapé inicial no projeto “Reaproveitamento de embalagens de produtos manipulados na Farmácia Escola”, nesta sexta-feira (25). A proposta, coordenada pela professora Iraci Pacholski, é a de recolher embalagens usadas de plástico e vidro de produtos manipulados na Farmácia Escola para estimular a conscientização ambiental.
A cada cinco embalagens devolvidas, o cliente tem a opção de trocar seus pontos por um produto promocional da Farmácia Escola ou continuar juntando bônus até completar 10 embalagens. A partir de então, a troca pode ser feita por 10% de desconto na compra de produtos da drogaria, 15% de desconto em produtos de perfumaria e 20% de desconto em produtos manipulados.
A promoção vinculada ao projeto é, na verdade, apenas um estímulo para que o público se engaje na proposta. De acordo com a coordenadora, o objetivo principal é a conscientização sobre a importância do reaproveitamento para a preservação do meio ambiente, por meio da diminuição do consumo de energia elétrica para a produção de novas embalagens, do maior tempo de vida útil dos aterros sanitários e da diminuição de resíduos, por exemplo. Posteriormente, as embalagens descartadas serão doadas a uma cooperativa de catadores de lixo para reciclagem.
Além de Iraci, participam do projeto o coordenador do curso de Farmácia, professor Fabian Primo; o coordenador da Ecologia, professor José Antônio Weykamp da Cruz; as farmacêuticas Letícia Burlamaqui e Renata Gressler; e três alunas do curso de Farmácia.
As coletoras (vermelha, para embalagens plásticas, e verde, para embalagens de vidro) estão localizadas em frente ao ponto de venda da Farmácia Escola, no Campus I da Católica (rua Gonçalves Chaves, 373). Mais informações pelo telefone (53)2128.8029.