/ Notícias / Reabilitação em foco é tema de encontro na UCPel
Reabilitação em foco é tema de encontro na UCPel
13.07.2012 | 16:56 | #fisioterapia
Reabilitação em foco é tema de encontro na UCPel
Sábado (14) é o último dia para que os profissionais e acadêmicos inscritos no 1º Encontro de Traumatologia e Ortopedia, promovido pelo curso de Fisioterapia da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), aproveitem as atividades para aumentar ainda mais seus conhecimentos sobre reabilitação. Palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos fazem parte da programação do evento que começou na quinta-feira (12), no Auditório Dom Antônio Zattera.

As inscrições surpreenderam a comissão organizadora, tanto pela quantidade além do esperado, quanto pela origem dos participantes, vindos de diversas cidades. Foram 27 trabalhos inscritos para apresentação, o que, segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia e organizadora do evento, professora Daniela Martin, denotou o grande interesse dos alunos. Um desses trabalhos, apresentados durante a manhã e a tarde de quinta-feira, foi o da aluna do nono semestre Bruna Rombaldi. Seu estudo abordou os efeitos da hidroterapia e do hidropilates, além de pontuar dados sobre percepção de dor, força muscular e postura corporal em mulheres com fibromialgia – dor crônica que se manifesta por várias partes corpo, principalmente as articulações e os tendões. Para ela, a oportunidade de participar do encontro é positiva, principalmente pela qualidade dos palestrantes. “É um evento bem conceituado”, comentou.

Além da coordenadora da graduação, a mesa de abertura do evento contou com a presença da pró-reitora acadêmica, Patricia Giusti; a diretora do Centro de Ciências da Vida e da Saúde, Moema Chatkin; e o representante do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – 5º Região – Rio Grande do Sul, Henrique Huve. A primeira palestra foi ministrada pelo ortopedista da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre Sérgio Zylbersztejn, sob o tema Lombalgia, hérnia de disco lombar e agora..., abrindo a série de atividades do chamado Módulo da Coluna. Em sua apresentação, o médico falou acerca dos possíveis tratamentos para este que é um dos problemas mais frequentes da prática médica. “O problema é comum, mas a resposta é muito individual. O ideal é que o médico aprenda a entender a dor do paciente”, disse.

A programação de sexta-feira (13) pela manhã abordou o Modulo do Pé, com palestras de profissionais da área, como o traumatologista especializado em cirurgia de pé da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, Eduardo Ávila; o médico Eduardo Pedrini Cruz e a fisioterapeuta Caroline Cabral Robinson, de Novo Hamburgo.

Em sua fala, Caroline salientou a neuropatia diabética, que causa a lesão dos nervos em diabéticos. Também falou sobre o papel do fisioterapeuta no tratamento e prevenção da doença e lamentou a falta de profissionais dessa área na Sociedade Brasileira de Diabetes, o que impede uma contribuição maior no tratamento.
Integrante do grupo organizador do Encontro e estudante do curso de Fisioterapia, Bruna Duarte Nunes destacou a importância do evento em seu futuro profissional. “Esse evento está sendo bem importante, porque estamos adquirindo conhecimento sobre conteúdos que ainda não tinham sido abordados em sala de aula. É sempre bom se manter informada sobre os assuntos que estão em alta e, ainda, estabelecer a conexão da Medicina com a Fisioterapia”, comentou.

Na programação da tarde de sexta, no Módulo Geral Reabilitação, novas técnicas serão discutidas, dentre elas a eletromiografia, que mede o potencial de ação do músculo. O evento ocorre até este sábado (14). O encerramento fica por conta do Módulo de Quadril. A programação completa do Encontro pode ser conferida aqui.