/ Notícias / Quiosque abriga exposição PEL 200
Quiosque abriga exposição PEL 200
17.07.2012 | 17:05 | #tecnologia-em-gestao-de-turismo
Quiosque abriga exposição PEL 200
O Laboratório de Eventos do curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da Universidade de Católica de Pelotas (UCPel) e o Quiosque Nelson Nobre Magalhães deram inicio nesta terça-feira (17) à mostra fotográfica PEL 200.

A exposição PEL 200 aborda os contrastes arquitetônicos da cidade pelas lentes de Hélio Machado de Oliveira. O fotógrafo, natural de Santa Vitória do Palmar, já expôs sua arte em galerias da Alemanha, Porto Alegre e em diversos locais da cidade de Pelotas, como a Bibliotheca Pública, por exemplo.

“A ideia do nome da exposição surgiu de lembranças de quando eu e minha família morávamos em Santa Vitória do Palmar. Quando nos referíamos a Pelotas, falávamos o nome de forma abreviada, ou seja, PEL”, explicou o fotógrafo. 

Oliveira está há apenas seis meses na cidade, após retornar de um longo período na Europa. Ao regressar a Pelotas, reparou as transformações decorridas pelo tempo e o impacto entre o novo e o velho gerou o interesse em abordar em sua fotografia os contrastes arquitetônicos da cidade. As imagens contrapõem a arquitetura neoclássica dos suntuosos casarões com os traços lineares e modernos dos prédios atuais. “Meu objetivo é atingir o cidadão comum que anda apressado cotidianamente e não nota a beleza dos prédios do centro histórico”, relatou Oliveira.

O aposentado Esterlito Legório é um dos apaixonados pelas exposições do Quiosque Nelson Nobre Magalhães. Legório recorda velhos tempos por meio das fotografias. “As fotos trazem boas lembranças, é muito bom recordar”, disse o aposentado, que adorou o trabalho de Oliveira, apesar de achar os prédios antigos muito mais belos e singulares que os modernos. 

Além da exposição sobre Pelotas, o fotógrafo Hélio de Oliveira está envolvido em uma exposição de imagens sobre o litoral do extremo Sul, que ocorre no Mercado Público Municipal de Rio Grande. Trata-se da mostra intitulada Nas dunas da maior praia do mundo

A mostra PEL 200 ficará exposta no Quiosque Nelson Nobre Magalhães, localizado no calçadão da rua 15 de Novembro, até o final deste mês. O horário de funcionamento é de segundas às sextas-feiras, das 14h às 18h.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?