Os programas e projetos de extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) mantêm em julho, mesmo no período de recesso das aulas, as lives das Quartas da Extensão. Neste mês a programação, organizada pelo Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR), foca em temas como tecnologia e patrimônio na área da arquitetura, saúde do idoso e de quem vive em vulnerabilidade social.
A primeira live da Quartas da Extensão será realizada pelo projeto Fabricação Digital e Prototipagem Rápida - Maquetaria Digital. A transmissão virtual abordará a fabricação digital de Equipamentos de Proteção individual (EPIs) para enfrentamento à pandemia da Covid-19, além do estudo de ideias relacionadas aos programas do Núcleo de Extensão em Arquitetura e Urbanismo. A coordenadora do projeto, professora Fernanda Tomiello, a aluna bolsista, Juliane Luçardo e o funcionário da maquetaria serão os expositores dos temas.
Na quarta seguinte será a vez do programa do Centro de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres) da UCPel, com a pauta: inovação, saúde e cidadania na atenção ao idoso. Na oportunidade o público poderá compreender a diferença entre o CETRES- centro de convivência de idosos que existe há cerca de 30 anos e o projeto extensionista criado em 2021. A live terá a participação da coordenadora do programa, professora Estefânia de Moraes Di Primio, do supervisor e psicólogo do CETRES, Hartur Marcel Torres da Silva, além dos demais integrantes da ação extensionista.
Já no meio de julho o público das Quartas da Extensão poderá se atualizar sobre as ações realizadas pelo Programa de Apoio às Práticas Patrimoniais para documentar as construções histórico-culturais de Pelotas, educar e qualificar para o patrimônio. As lives encerram com o projeto Médicos de Rua e “A experiência acadêmica no acolhimento da população em situação de rua”. Alunos que participam do projeto irão relatar vivências oportunizadas pela ação extensionista.
Confira a programação e como você pode participar
As lives ocorrem sempre às 18h, pelo canal da UCPel no Youtube. Inscrições e no site da Quartas da Extensão.
Redação: Alessandra Senna