/ Notícias / Quartas da Extensão discute a importância da amamentação em live no dia 5
Quartas da Extensão discute a importância da amamentação em live no dia 5
03.08.2020 | 16:03 | #edr #odontologia
Quartas da Extensão discute a importância da amamentação em live no dia 5

A próxima live do Quartas da Extensão aproveita o mês que celebra o aleitamento materno, o Agosto Dourado, para discutir o tema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”. A discussão é uma proposta do programa Atenção materno-infantil nos serviços de saúde da UCPel, aprovado no primeiro semestre de 2020. A transmissão ocorre na quarta-feira (5), às 18h, no canal da UCPel no YouTube.

A temática é oriunda da Semana Mundial do Aleitamento Materno 2020, que ocorre de 1º a 7 deste mês, e está relacionada à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza. “Nós, professores e alunos do programa de extensão, consideramos esse tema de extrema relevância e consonante com os objetivos do nosso trabalho e com a missão na nossa universidade”, comenta a professora Luísa Corrêa de Oliveira.

Serão duas convidadas do encontro virtual: a enfermeira e consultora em amamentação, Jamila Vasquez, e a pedagoga da Gerência Assistencial do Hospital Universitário São Francisco de Paula, Nívia Ferreira. A mediação será realizada pelas acadêmicas Camila Amaral, do curso de Odontologia, e Gabriela Oliveira, do curso de Publicidade e Propaganda, sob orientação do professor Daniel Schuch da Silva.

Primeiras atividades

O programa Atenção materno-infantil nos serviços de saúde da UCPel foi criado com o intuito de desenvolver ações que visem promover a saúde nos primeiros mil dias de vida, período considerado uma janela de oportunidades para desenvolvimento integral das crianças.

A coordenadora e professora do curso de Odontologia, Patrícia Guerreiro, conta que o programa se dividiu em dois projetos: Aconchego e Atenção odontológica nos primeiros mil dias de vida. Neste ano, ambos já realizaram capacitações remotas da equipe, produção de lives e material educativo para redes sociais e formação de grupos virtuais para interação com mães e gestantes das UBS gerenciadas pela UCPel.

“As ações do programa são voltadas, além das crianças com até dois anos de idade, às gestantes, mães e famílias das mesmas. As atividades ocorrem em todos níveis de atenção nos serviços de saúde da universidade”, explica Luísa.

Redação: Max Cirne