/ Notícias / Público prestigia realização do Diálogos Transdisciplinares
Público prestigia realização do Diálogos Transdisciplinares
Ocorreu na tarde desta quinta-feira (27) o evento Diálogos Transdisciplinares, promovido pelo Laboratório de Estudos Avançados da Linguagem do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (LEAL/PPGL/UCPel). Foi a primeira atividade aberta ao público realizada pelo LEAL.

Após as boas-vindas, conduzidas pelo coordenador do Laboratório, professor Adail Sobral, e pela coordenadora do curso de Letras da UCPel, professora Liliane Rodrigues, o público presente na sala 100K do Prédio Santa Margarida ouviu duas palestras. A professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Eliana Sturza abriu a tarde falando sobre O Portunhol como Patrimônio Imaterial e Outras Questões de Fronteira. “Há muitos aspectos a serem considerados dentro desse tema. Quando falamos em Portunhol, estamos falando ou não de uma língua? Será que o Portunhol é considerado a Língua Portuguesa no Uruguai ou um dialeto de quem fala Português?”, questionou. A convidada também falou sobre a força que o movimento político cultural para tornar essa língua fronteiriça um patrimônio vem ganhando. “É algo muito recente, mas que está se organizando, afinal as línguas só existem, porque existem falantes”.

Logo após, a professora da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) Francisca Paula Maia falou sobre A gente: o que ouvimos, o que escrevemos – uma abordagem interdisciplinar.

O evento ocorreu no prédio Santa Margarida e contou com a coordenação dos professores Adail Sobral, da UCPel, e Maria do Socorro Farias-Marques, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).