/ Notícias / Público prestigia 10ª edição da Mostra Artística e Cultural do Cetres
Público prestigia 10ª edição da Mostra Artística e Cultural do Cetres
30.09.2016 | 17:35 | #cetres
Público prestigia 10ª edição da Mostra Artística e Cultural do Cetres
A sexta-feira (30) foi de expectativa e também de confraternização para grupos artísticos que participaram da 10ª Mostra Artística Cultural da Maturidade. Como em edições anteriores, uma plateia lotada e receptiva compareceu ao Auditório Dom Antônio Zattera da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Em paralelo à apresentação dos grupos, mostra de quadros e de objetos históricos compuseram a programação do encontro organizado pelo Ciclo de Extensão em Atenção à Terceira Idade (Cetres/UCPel). 
 
Um dos grupos mais animados, o Arte de Ser Feliz, estava ansioso para entrar no palco e apresentar o seu trabalho. Existente há quatro anos, 30 integrantes têm encontros semanais para aperfeiçoar o canto. “É o quarto ano que participamos e sempre nos divertimos muito”, diz a coordenadora do grupo, Dalila Harewig, de 69 anos, acrescentando que é importante a existência de lugares que possibilitem a troca de experiências entre os grupos de terceira idade. 

Além do canto e da dança, objetos que resgatam a memória também tiveram espaço no evento. Quinze integrantes da oficina de Contação de Histórias do Cetres levaram coisas comuns das décadas de 40, 50 e 60, e inspirados nos antigos reclames do rádio, fizeram poemas para cada uma delas. “Nossa oficina trabalha com a reminiscência, com o compartilhamento de experiências e o desenvolvimento de habilidades”, explica a facilitadora do grupo, Maria Graça Ferreira. 

Para a coordenadora do Cetres, Sulanita Arruda, a grande presença de público e participação de grupos mostram que hoje o idoso é diferente por ser mais ativo e disposto a aprender novas habilidades. “É gratificante reunir pessoas de diferentes idades, até com limitações físicas, que no evento têm a oportunidade de mostrar que ainda são uteis e podem fazer coisas diferentes”, avalia.

A aposentada Ivone da Silva, de 74 anos, participa da mostra há muitos anos e sempre se organiza para não esquecer a data. “Eu acho esse evento maravilhoso porque encontro diversos amigos”, diz. Ao todo, 15 grupos se apresentaram na mostra que é gratuita e realizada anualmente. 

Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?