Como a cotidiana relação do público feminino com a publicidade influencia em suas práticas de consumo? Foi buscando a resposta para esta e outras questões semelhantes que a professora da Escola de Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (Ecos/UCPel), Elisa Reinhardt Piedras, desenvolveu sua tese de Doutorado em Comunicação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS). A defesa pública do trabalho ocorreu na última quarta-feira (21).
Com o título “Publicidade, Imaginário e Consumo: Anúncios no Cotidiano Feminino”, a tese teve como base uma pesquisa com mulheres adultas de diferentes faixas etárias e classes sociais. Por meio dos resultados, Elisa analisou como este público se apropria do fluxo publicitário. “Fala-se muito que tudo que as mulheres vêem em anúncios, elas consomem. Na verdade, não é bem assim. O estudo mostra que a maior parte das compras ocorre com coisas que elas nunca viram em propagandas, mas se encaixam no seu padrão de renda, gosto e cultura”, comentou a professora.
Elisa coordena na Ecos um grupo de pesquisa em que vários alunos do curso de Publicidade e Propaganda colaboram com estudos na mesma linha de sua tese de Doutorado. “A importância destas atividades está em estudar a Publicidade não como ferramenta que trabalha sozinha, mas como algo que está articulado com consumo e imaginário. É a integração da Universidade com o mercado”, concluiu.
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Na foto: Elisa Piedras (ao centro) entre os professores da banca Veneza Ronsini e Cristiane Freitas, Michel Maffesoli e Juremir Machado da Silva (orientador).
