/ Notícias / Psicologia da UCPel apresenta resultados de pesquisa em CAPS
Psicologia da UCPel apresenta resultados de pesquisa em CAPS
29.10.2007 | 00:00
Psicologia da UCPel apresenta resultados de pesquisa em CAPS
O panorama dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPS) em Pelotas será conhecido amanhã (30), na Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Às 19h30min, no Auditório Central da UCPel, serão apresentados os resultados da pesquisa “Os CAPS e os cuidados psicossociais: cenários e possibilidades na evolução dos portadores de sofrimento psíquico em cidade de porte médio do sul do Brasil”. O estudo foi realizado pela Escola de Psicologia da Católica, em parceria com a Faculdade de Medicina e com a Faculdade de Enfermagem e Obstetrícia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O apoio foi do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

O estudo objetiva identificar fatores de risco e conjecturas para a evolução da saúde mental entre usuários dos sete CAPS de Pelotas, com ênfase na contribuição do processo de trabalho destes serviços: incluindo a organização e divisão das atividades, estruturas, equipamentos e tecnologias utilizadas. Além, também, do perfil das equipes, características dos usuários e da rede de apoio social.

A discussão dos dados terá a presença do pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública – Fundação Oswaldo Cruz (Rio de Janeiro), professor doutor Paulo Amarante. O convidado tem experiência nas áreas de reforma psiquiátrica, saúde mental, políticas públicas e políticas de saúde.

De acordo com a coordenadora do estudo, professora Elaine Tomasi, e o diretor da Escola de Psicologia, Ricardo Silva, o momento é de divulgar os resultados, na expectativa de subsidiar discussões em prol da melhoria e qualificação do cuidado ao portador de sofrimento psíquico no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
A apresentação dos resultados integra a Semana Acadêmica da Escola de Psicologia. Mais informações podem ser obtidas pelo site www.capspelotas.com.br.
Compartilhe:

Leia Mais
EU FAÇO
A UCPEL.
E VOCÊ?