O curso de Psicologia e o Mestrado em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) estão unidos para a realização da pesquisa “Estudo sobre Saúde e Comportamento dos Jovens de 18 a 24 anos”. A intenção é compreender a situação do grupo e testar formas de atendimento para alguns dos problemas centrais em saúde mental, como depressão, idéias suicidas, uso e abuso de drogas lícitas e ilícitas, entre outros. Mais de três mil residências devem ser visitadas durante o estudo, que começa em dezembro.
A pesquisa busca identificar jovens com problemas e encaminhá-los, sem custo, para tratamento. Os alunos pesquisadores serão responsáveis por realizar entrevista com os jovens, sendo que estes preenchem também um questionário, sigiloso. Os entrevistadores visitarão residências em áreas previamente sorteadas da cidade, devidamente identificados.
Também durante a pesquisa dois modelos de tratamento para depressão serão testados, a fim de determinar qual o mais adequado para a população da região estudada.
De acordo com o professor Ricardo Pinheiro, a faixa de idade foi escolhida por ser considerada de risco. “É a faixa etária com mais mortes, ideação suicida e uso de drogas”, disse.
Para o professor Ricardo Silva, a pesquisa vai auxiliar que se identifique os problemas enfrentados pelos jovens, além, claro, de proporcionar atendimento gratuito. Este será realizado na Clínica Psicológica da UCPel e no serviço de Psicologia do Campus da Saúde da Universidade. “Com o estudo as pessoas podem tomar consciência dos problemas que enfrentam e dos fatores a eles associados. Além do mais, vamos atender de forma gratuita estas pessoas, com terapeutas treinados e ótima qualidade”, salientou.
Investigações
Os pesquisadores serão os psicólogos e alunos do Mestrado em Saúde e Comportamento Rodrigo Silva e Liliane Ores, os professores (da graduação e mestrado) Ricardo Silva, Ricardo Pinheiro, Rosângela Lima, Augusto Faria e Alfredo Lhullier, o ex-mestrando Luciano Souza, a psicóloga do Núcleo de Atendimento ao Estudante da UCPel, Karen Jansen, e a psicóloga do Campus da Saúde da UCPel, Ana Laura Cruzeiro.