/ Notícias / Provincial dos Jesuítas visita a Universidade Católica
Provincial dos Jesuítas visita a Universidade Católica
27.09.2012 | 17:52 | #institucional
Provincial dos Jesuítas visita a Universidade Católica
A Universidade Católica de Pelotas (UCPel) recebeu nesta quinta-feira (27) a visita do padre Vicente Palotti Zorzo, responsável pela Província do Brasil Meridional dos Jesuítas. O provincial foi recebido pelo reitor José Carlos Bachettini Júnior e circulou pelas instalações da Universidade, além de passar pela Capelania da UCPel.

A visita do provincial, realizada anualmente, tem o objetivo de recolher elementos para tornar sempre melhor o desempenho da missão evangelizadora da Ordem.

Zorzo está em Pelotas desde quarta-feira e fica até sexta. Em seu roteiro, visita todas as comunidades jesuítas locais e conversa com cada integrante, além de conhecer seus locais de atuação. Em Pelotas, são quatro sacerdotes jesuítas, que estão presentes na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no Santuário de Adoração, no Núcleo de Espiritualidade Inaciana e nas capelanias da Universidade Católica e da Santa Casa de Misericórdia. Na UCPel, o provincial foi recepcionado pelo capelão, o padre jesuíta Rogério Mosimann da Silva.

Durante a passagem pela Universidade, o provincial disse que a visita busca proporcionar uma visualização dos locais onde a Ordem se vê no futuro. De acordo com ele, é importante a presença do grupo pela colaboração com o trabalho da Igreja Católica em especial nesta região do estado, que está em pleno crescimento. “Pelotas sempre foi referência e ainda hoje é um centro de esperança. A própria Universidade Católica, com o trabalho social que faz, é presença importante, marcante e necessária da Igreja”, pontuou.

O provincial falou, ainda, que o município é um dos lugares que continuará com a presença dos jesuítas, inclusive na UCPel. “Poderíamos estar em obras próprias, mas é típico nosso buscar colaborar com o trabalho da Igreja e a presença no espaço intelectualizado é uma marca forte”, disse.

A Província do Brasil Meridional engloba os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Rondônia. Sua missão é promover o ser humano de maneira integral, à luz da fé e da justiça, em diálogo com as diversas expressões culturais e religiosas.