/ Notícias / Projetos de Extensão realizam ações em empresas incubadas no Ciemsul/UCPel
Projetos de Extensão realizam ações em empresas incubadas no Ciemsul/UCPel
20.05.2021 | 18:21 | #edr #ciemsul
Projetos de Extensão realizam ações em empresas incubadas no Ciemsul/UCPel

A partir da intenção de estimular cada vez mais o empreendedorismo no âmbito acadêmico, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) através do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) resolveu aproximar três projetos dos Programas de Extensão à empresas integrantes do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)/UCPel. A iniciativa quer criar formas de cooperação entre as ações extensionistas da instituição e os negócios.

O coordenador do EDR/UCPel, professor Ezequiel Megiato, explica que a aproximação entre os projetos de extensão e o  Ciemsul/UCpel  passa pelo aproveitamento da estrutura já existente e da qualidade do serviço que pode ser prestado às empresas.

“Estamos fomentando o empreendedorismo entre os alunos, mas também  ganhando um espaço importante na relação entre a academia e o mercado”, justifica Megiatto.

Os projetos que já estão atuando junto aos 14 empreendimentos incubados no Ciemsul/UCPel são os seguintes:

• Núcleo de Boas Práticas/Gestão Empresarial, Tributária, Trabalhista e Previdenciária (GETTP) que faz parte do Programa Direito na Comunidade;
  • InSerção- Trilhando Desafios; e,
  • Quanto Custa o Seu Negócio?.

Cada ação extensionista atua em áreas específicas para o desenvolvimento dos negócios incubados, entre elas, orientação contábil, gestão da empresa e estratégias de marketing.

Os projetos, agora, parceiros do Ciemsul/UCPel envolvem alunos dos cursos de Direito,Ciências Contábeis, Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Letras, Pedagogia, Filosofia e Psicologia.

Acadêmica do 3º semestre do curso de Publicidade e Propaganda/UCPel, Juliana Ramirez, integrante do projeto InSerção, diz que é uma oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos administrados na universidade.

“Além da experiência vivida, a troca, melhora as nossas habilidades e adquirimos outras. Acredito que é de suma importância para qualquer estudante que está buscando uma formação de qualidade e principalmente suporte de acordo com a demanda do mercado atual”, avalia a estudante.

Capacitação para agir

A integração entre a extensão e o CiemSul/UCPel está na fase de capacitação tanto dos alunos e professores, quanto dos 37 empresários beneficiados com a iniciativa.

Um deles é o casal Úrsula e Juan Vaz. Eles são donos da STEAN CO., uma empresa que atua em ambiente virtual para contratação de prestadores de serviço e auxílio na gestão desses negócios. Úrsula não esconde a satisfação em ter a parceria dos alunos do curso de Ciências Contábeis/UCPel.

“São alunos muito preparados e atentos às novidades de cada área. Nós contamos com o auxílio do projeto "Quanto custa o seu negócio?" e foi importante para organizarmos o nosso financeiro de forma mais profissional”, revela Úrsula.

Redação: Alessandra Senna