A partir da intenção de estimular cada vez mais o empreendedorismo no âmbito acadêmico, a Universidade Católica de Pelotas (UCPel) através do Escritório de Desenvolvimento Regional (EDR) resolveu aproximar três projetos dos Programas de Extensão à empresas integrantes do Centro de Incubação de Empresas da Região Sul (Ciemsul)/UCPel. A iniciativa quer criar formas de cooperação entre as ações extensionistas da instituição e os negócios.
O coordenador do EDR/UCPel, professor Ezequiel Megiato, explica que a aproximação entre os projetos de extensão e o Ciemsul/UCpel passa pelo aproveitamento da estrutura já existente e da qualidade do serviço que pode ser prestado às empresas.
“Estamos fomentando o empreendedorismo entre os alunos, mas também ganhando um espaço importante na relação entre a academia e o mercado”, justifica Megiatto.
Os projetos que já estão atuando junto aos 14 empreendimentos incubados no Ciemsul/UCPel são os seguintes:
Cada ação extensionista atua em áreas específicas para o desenvolvimento dos negócios incubados, entre elas, orientação contábil, gestão da empresa e estratégias de marketing.
Os projetos, agora, parceiros do Ciemsul/UCPel envolvem alunos dos cursos de Direito,Ciências Contábeis, Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Administração, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Letras, Pedagogia, Filosofia e Psicologia.
Acadêmica do 3º semestre do curso de Publicidade e Propaganda/UCPel, Juliana Ramirez, integrante do projeto InSerção, diz que é uma oportunidade de vivenciar na prática os conteúdos administrados na universidade.
“Além da experiência vivida, a troca, melhora as nossas habilidades e adquirimos outras. Acredito que é de suma importância para qualquer estudante que está buscando uma formação de qualidade e principalmente suporte de acordo com a demanda do mercado atual”, avalia a estudante.
A integração entre a extensão e o CiemSul/UCPel está na fase de capacitação tanto dos alunos e professores, quanto dos 37 empresários beneficiados com a iniciativa.
Um deles é o casal Úrsula e Juan Vaz. Eles são donos da STEAN CO., uma empresa que atua em ambiente virtual para contratação de prestadores de serviço e auxílio na gestão desses negócios. Úrsula não esconde a satisfação em ter a parceria dos alunos do curso de Ciências Contábeis/UCPel.
“São alunos muito preparados e atentos às novidades de cada área. Nós contamos com o auxílio do projeto "Quanto custa o seu negócio?" e foi importante para organizarmos o nosso financeiro de forma mais profissional”, revela Úrsula.
Redação: Alessandra Senna