/ Notícias / Projetos de extensão da UCPel atentam aos Direitos Humanos
Projetos de extensão da UCPel atentam aos Direitos Humanos
07.12.2012 | 14:35 | #institucional
Projetos de extensão da UCPel atentam aos Direitos Humanos
Associados a tudo o que ocorre na sociedade, os Direitos Humanos têm um dia especial em sua alusão, 10 de dezembro. O coordenador de Extensão da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Renato Della Vechia, explica que dos aproximadamente 30 projetos de extensão da UCPel, muitos deles são diretamente ligados aos Direitos Humanos, pois a Universidade entende como fundamental sua atuação junto à sociedade.

Os projetos do Núcleo de Economia Solidária e Incubação de Cooperativas da Universidade Católica de Pelotas (NESIC/UCPel) são exemplos dessa postura.
O projeto Constituição de uma Rede de Empreendimentos Solidários de Coleta e Seleção de Resíduos Sólidos na Região Sul do RS trabalha ativamente com catadores de onze municípios. A ação constitui articulação com possíveis grupos de pessoas das regiões que trabalham de forma individual, com o intuito de que se formalizem. É feita a busca de parceiros para a formação destes grupos. O trabalho dura três anos, quando o auxílio já não é mais uma necessidade.

Outro exemplo é o projeto Bem da Terra - Comércio Justo e Solidário, que atenta aos pequenos produtores da região. Atualmente, o projeto agrega 20 empreendedores, tendo como principal ação a Feira Bem da Terra, que ocorre mensalmente.

A Universidade possui ainda ações nas áreas de saúde, habitação, inclusão digital, arte e cultura, ensino, terceira idade, inclusão social, geração de renda, meio ambiente e outros.